terça-feira, 20 de agosto de 2013

Professores aliam pesquisa, ensino e extensão em estudos com Palma Forrageira

Professores e estudantes do campus Guanambi vem desenvolvendo trabalhos com a palma forrageira e atendendo aos arranjos produtivos locais e regionais. As pesquisas iniciaram em 2007 e já deram frutos a artigos, dissertações, teses e palestras de pesquisadores do IF Baiano. Em 2012, como resultados das pesquisas com a palma forrageira, foi lançado, no ano passado, um cultivar em parceria com a Embrapa.

Com o resultado das pesquisas, o grupo faz atividades de extensão através dos Dias de Campo. “Quando você implanta a pesquisa, você já está pensando no que aquilo pode gerar em termos de extensão e de produto final. Todo esse trabalho feito aqui é articulado: ensina-se, porque o aluno trabalha com isso, estende o que se pesquisou e divulga para atender o público do arranjo produtivo local e o público da ciência, via periódicos”, conclui o professor Sérgio Donato.

Dias de Campo com os resultados das pesquisas já foram realizados no Norte de Minas, Ugurutuba, Ujaíba, Bom Jesus da Lapa, no Formoso, Livramento de Nossa Senhora e Sebastião Laranjeira, perímetros irrigados que circundam a região de Guanambi. Além dos trabalhos com a palma, o campus também possui trabalhos significativos na área de fruticultura, em especial, com mangas, umbu e bananas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário