sexta-feira, 14 de março de 2014

Oficina de comunicação capacita jovens para o mundo do trabalho

Comunicar-se de forma assertiva para inserção no mundo do trabalho. Essa é a proposta do professor Mário Jorge da Mata que vem trabalhando com pessoas das localidades mais carentes da região de Itapetinga sobre a utilização prática da língua portuguesa com o objetivo de promover emprego e renda.

A oficina “Comunicação Empreendedora” foi pensada para atender, principalmente, o público jovem. Em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social, o curso foi oferecido em duas etapas para cerca de vinte pessoas. O conteúdo teve dois focos principais: a comunicação individual e profissional e a comunicação estabelecida por associações rurais, enquanto instituição.

“O mais importante é que, sem dúvida, a autoestima das pessoas que participaram foi trabalhada a partir do bom uso dos diversos tipos de comunicação, principalmente, por um uso mais assertivo da língua portuguesa”, afirmou o professor Mário.

A iniciativa para o oferecimento do curso fez parte do Programa de Oficinas Comunitárias, incentivada pela Pró-Reitoria de Extensão do IF Baiano. Essas oficinas são propostas pela comunidade acadêmica de acordo com as demandas locais. Elas tem um caráter prático de saber-fazer, são de curta duração e visam colaborar para o desenvolvimento social e econômico das comunidades.

“Cursos desta natureza engrandecem o Instituto, mas não poderia ser diferente. É a nossa missão, através da extensão, atender as comunidades circunvizinhas nas quais o campus está inserido”, esclarece. O professor conta que pretende aperfeiçoar o formato da oficina para contemplar um maior número de pessoas, além de iniciar um projeto de Ciranda Literária e Curso de Redação. “Elaborar projetos que atendam aos anseios da região surge como uma das prioridades para docentes do Campus Itapetinga”, conclui.

Fotos: Gabinete da Prefeitura de Itapetinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário