quarta-feira, 26 de março de 2014

Oficina de Saúde Bucal orienta gestantes

Em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Campus Uruçuca ofereceu uma oficina sobre Saúde Bucal para Gestantes. O objetivo do treinamento foi  incentivar o pré-natal odontológico das gestantes e desmistificar ideias errôneas a respeito do tratamento odontológico durante a gravidez.

As gestantes foram instruídas sobre os cuidados de saúde bucal com seus filhos para evitar problemas como a cárie de mamadeira e hábitos deletérios como chupar dedo e o uso excessivo da chupeta. “As ações educativas e preventivas ajudarão no cuidado de saúde bucal das mães e permitirão a introdução de hábitos desde o início da vida da criança”, afirmou a dentista do IF Baiano, Rebeca Dantas, que propôs a oficina.

Durante o treinamento foram abordas temáticas como cárie, doença periodontal e a importância da higiene bucal, através de palestras, jogos e a utilização de macromodelos para demonstrar a forma correta de higienização e a evolução das principais doenças de saúde bucal. Rebeca conta que a oficina foi divida em dois momentos: capacitação dos funcionários do CRAS, que serão agentes multiplicadores; orientação de 15 gestantes.
 
O estudante Murilo Tácio de Souza Silva, do Curso Técnico de Informática, do Campus Uruçuca também atuou como monitor da oficina, que fez parte do Programa de Oficinas Comunitárias (POC)

POC - O Programa de Oficinas Comunitárias é iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão do IF Baiano. As oficinas são propostas pela comunidade acadêmica de acordo com as demandas locais e selecionadas através de um edital interno. Elas tem um caráter prático de saber-fazer, são de curta duração e visam colaborar para o desenvolvimento social e econômico das comunidades.



Fotos: Ascom/Prefeitura Municipal de Uruçuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário