sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Campus Valença promove valorização da cultura brasileira

Integrar disciplinas e unir arte e cultura, promovendo o conhecimento sobre o Brasil, é a proposta do professor Anderson Epifania, que a há três anos realiza a Feira das Regiões com estudantes do Campus Valença. “A atividade tem por objetivo discutir o nosso país a partir de diferentes frentes, focando nas diferenciações regionais, com articulação das diversas ciências”, disse.

A Feira das Regiões acontece anualmente. O Campus recebe, em média, 300 vistantes. “Sempre recebemos pais de alunos e convidados externos, principalmente, nas apresentações culturais”, disse Epifania.

O professor explica que a Feira acontece em dois momentos: a
mostra científica, com exposição das regiões por sala e visita guiada; e a atividade cultural, na qual, “os estudantes utilizam da corporeidade lúdica para expressar a cultura destas regiões”, esclarece. A Feira foi realizada pelos estudantes do 2º ano do curso Técnico Integrado em Agropecuária e Agroecologia.

O conteúdo da Feira é apresentado desde o primeiro dia do ano letivo. “Utilizamos todo o bimestre com atividades dialógicas, promovendo debates, estudos dirigidos, orientações por área e interdisciplinar, produção e ensaios internos”, afirma Epifania
Para o estudante do Técnico em Agropecuária, Artur Lucena, o evento foi uma oportunidade de aprender sobre a cultura local. “O 'Arguidá' é uma dança local de Valença. Para realizá-la, passamos por vários dias de ensaios. Os estilos de danças de cada região são bastante interessantes, porque variam entre movimentos do corpo e estilo musical. É proveitoso e satisfatório representar os estados do Brasil”, disse.

As questões abordadas na Feira perpassam pela formação territorial com análise histórica, economia das regiões, análise dos principais polos econômicos e suas conexões, a cultura (literatura, música, danças e gastronomia), principais objetos técnicos, análise ambiental, horticultura e fruticultura. Além disso, os estudantes discutem a respeito das etnias, que culminaram na formação do povo brasileiro e sua cultura.

A estudante Kelly Brandão, do curso Técnico em Agroecologia, pôde conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena. “Interpretei o papel de uma índia em um ritual indígena. Foi muito interessante pois aprendi um pouco de como são feitos os rituais nas tribos. É um projeto interessante que adquirimos mais conhecimentos”, disse.

O professor destaca a vontade de ampliar a Feira das Regiões para as ruas das cidades. “Vejo a necessidade de divulgar mais as nossas ações, interagir com a comunidade”, conclui.
 
Fotos: Campus Valença

Outras notícias: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário