quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Professora do IF Baiano torna-se conselheira da cidade de Guanambi

Mestre em Geografia, especialista em Metodologia do Ensino Fundamental, licenciada em Geografia (2008), Pedagogia (1997) e em Estudos Sociais (1991), a professora do Campus Guanambi, Sofia Rebouças, foi nomeada como membro da Diretoria Executiva do Conselho Municipal da Cidade de Guanambi, no início de agosto.

O Conselho Municipal da Cidade, colegiado de caráter consultivo, estuda e propõe diretrizes para a formulação e implementação da política de desenvolvimento urbano sustentável. Nesta entrevista, Sofia conta como se envolveu nas questões de crescimento urbano, qual o papel do Conselho e a importância dessa representatividade para o IF Baiano.

Bem Baiano - Desde quando você está envolvida com as ações de planejamento na cidade de Guanambi?
Sofia Rebouças - O meu envolvimento com as questões da cidade iniciou-se de maneira informal, em 2007, quando participei de audiências públicas para a elaboração do Plano Diretor. Em 2008, no intuito de aprofundar os meus conhecimentos, fiz a minha primeira pesquisa acadêmica sobre o crescimento urbano de Guanambi. Em 2012, desenvolvi outra pesquisa acadêmica com foco na centralidade, rede urbana e dinâmica regional de Guanambi no Centro-Sul Baiano. Atualmente, estou com uma pesquisa em andamento sobre a dinâmica imobiliária e expansão urbana da cidade de Guanambi.

Bem Baiano - Como você analisa a importância do Conselho das Cidades?
Sofia Rebouças - O Conselho das Cidades é um importante instrumento de participação social, através dele ocorre a intermediação entre governo e sociedade. Por meio dele, podem ocorrer negociações e consensos, tendo em vista um maior desenvolvimento socioespacial da cidade.

Bem Baiano - Na sua visão, quais seriam as questões mais importantes que o Plano Diretor deveria tratar?
Sofia Rebouças - O Plano Diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana. Trata de questões de habitação, mobilidade urbana, saneamento ambiental e ordenamento territorial urbano e rural. O fato da cidade de Guanambi ser palco, na atualidade, de intenso fluxo diário de pessoas provenientes das cidades do entorno e receber muitos investimentos imobiliários, nos setores de educação, energia e transportes, tem contribuído para a expansão urbana e tem gerado novas demandas na cidade, a exemplo da mobilidade urbana, aumento da violência e questões de ordem ambiental que exigem uma maior atenção por parte de todos os envolvidos com o desenvolvimento urbano.

Bem Baiano – O que pensa sobre o desenvolvimento urbano?
Sofia Rebouças - O desenvolvimento urbano pleno não acontece com o simples aumento da área urbanizada ou mesmo com a mera sofisticação e modernização do espaço urbano, mas quando consegue aliar o crescimento econômico à inclusão social e à proteção e preservação do meio ambiente, natural e construído, de modo a atender às necessidades das gerações presentes, sem comprometer os interesses e as necessidades das gerações futuras. Portanto, para a conquista do desenvolvimento urbano pleno é necessário que a gestão urbana tenha como meta a cidade sustentável e a busca por mais justiça social e melhor qualidade de vida para o maior número possível de pessoas.

Bem Baiano - Como você mensura essa participação, em termos de “retorno” para o IF Baiano?
Sofia Rebouças - O IF Baiano, através de uma representação junto ao Conselho, tem a possibilidade de estreitar relações com a comunidade externa e permitir que o conhecimento produzido nos meios acadêmicos possa ser útil àqueles que tem em suas mãos a capacidade de tomar decisões e gerar transformações. Além disso, esperamos encontrar elementos capazes de gerar novos estudos e pesquisas.

Bem Baiano - Qual a importância para comunidade acadêmica do IF Baiano ter representantes em um órgão como este?
Sofia Rebouças - O IF Baiano, como uma instituição educacional pública de âmbito regional que atua na formação profissional de técnicos, tecnólogos, licenciados e bacharéis e que desenvolve importante trabalho de ensino, pesquisa e extensão em Guanambi e região, precisa participar de órgãos como este, para divulgar o trabalho que vem realizando e para ampliar o debate, tão importante na construção de uma sociedade democrática e participativa.

Foto: Tatiane Malheiros - Campus Guanambi

Outras notícias:

Toma posse a nova diretoria executiva do Conselho da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário