quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Licenciatura em Química é reconhecida no Campus Guanambi

No início do mês, a Comissão Avaliadora do MEC esteve no Campus Guanambi para reconhecer o curso de Licenciatura em Química. Foram considerados na avaliação a estrutura física, corpo docente, ações pedagógicas, organização do curso.
“No relatório, foi observado a boa infraestrutura do campus, o quantitativo de laboratórios considerado suficiente para o atendimento ao curso. Mereceu destaque o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com um quantitativo de 94 bolsas para os estudantes e a excelente integração com a rede pública de ensino”, disse a coordenadora do curso, Jane Santana.

 

De acordo com a coordenação, o curso foi concebido após uma audiência pública para aprovação popular, tendo iniciado em 2010. Jane esclarece que o curso foi planejado, durante o processo de implantação do Instituto Federal Baiano, a fim de suprir “a carência significativa de docentes nas escolas da região, traduzindo uma realidade que não é somente de nossa região, porém de todo o país”, afirmou.

Numa escala de 1 a 5, o conceito do curso foi 4.  “Muito mais que um conceito matemático em si, é um conceito moral que elevará a credibilidade da instituição na região. Isto é consequência de um trabalho árduo de muitos, ao longo dos cinco anos, o que denota que estamos no caminho certo. Muito ainda há que se fazer e  tudo o que for realizado contribuirá para o engrandecimento de nosso curso e instituição”, declarou.

O licenciando Floriatan Costa conta que escolheu estudar no IF Baiano  porque  os cursos estão sintonizados com as necessidades regionais e é acessível a todos. Para ele, “ reconhecimento do curso reafirma o compromisso do IF Baiano em ofertar ensino de qualidade, visando garantir a formação de profissionais de alto nível, com habilidades e competências exigidas pelo mercado para o pleno exercício profissional, além de garantir aos graduados a aceitação e a validade do seu diploma”, afirmou.

Eunice de Jesus, licencianda em química, também concorda que o reconhecimento demonstra o compromisso do IF Baiano com a qualidade do ensino. Ela pretende continuar estudando e diz que “o curso tem me proporcionado mais do que uma simples formação na área específica de Química, tem me mostrado a importância da relação com outros campos do conhecimento, além de me auxiliar no exercício da docência com a inserção, logo cedo, na sala de aula, através das práticas pedagógicas e dos projetos de iniciação à docência”, avalia.

Perfil profissional: O Licenciado em Química deverá atender aos requisitos da formação do docente de Química do Ensino Médio e Ciências do Ensino Fundamental.  “A formação profissional visa preparar o docente afinado com práticas educativas centradas na construção de uma aprendizagem significativa pelo discente, contextualizada e interdisciplinar sem ignorar a importância do domínio dos conteúdos que deverão ser desenvolvidos de forma integrada ao ensino, à pesquisa e à extensão”, disse Jane.

Foto: Floriatan Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário