sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Práticas inovadoras apontam alternativas para convivência com o Semiárido

Professora do IF Baiano fala de sua experiência com comunidades rurais

É através do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) do IF Baiano que a professora Delka Azevedo vem atuando em comunidades do Semiárido Nordestino, a fim de promover a formação regional para convivência da população com o Semiárido. Iniciativas como a produção de hortas orgânicas, viveiros agroecológicos e reuso e captação de água da chuva são algumas das ações desenvolvidas pelo Centro, que tem como base o campo da agroecologia e das tecnologias sociais.

A experiência pedagógica é moldada em função dos atores envolvidos e da ação. A metodologia, utilizada para atender o público de agricultores, comunidades quilombolas, indígenas, assentados, técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural, além dos estudantes de ensino básico, médio, técnico e de graduação e pós-graduação, é baseada nos saberes locais. 

 

E, para implementá-la, a equipe do CVT passou por um treinamento para desconstruir preconceitos, estudar novas abordagens e métodos embasados na pesquisa-ação. “A inovação está em nos permitir oferecer algo que tenha sido demandado pela comunidade, em moldes, por vezes, pouco convencionais. Nosso papel não é o de ensinar apenas, mas o de reconhecer, facilitar, tornar público, proporcionar a troca de conhecimentos e de aprender de novo”, disse.

Como experiência exitosa, Delka lembra da unidade de observação e capacitação com carneiros confinados. “Os primeiros agricultores chegaram a apostar que seria um fracasso. Foi difícil lidar com os argumentos”, disse. Entretanto, ao longo de 45 dias de experimentação, o modelo já estava sendo replicado nas propriedades rurais. Hoje, após adaptações, a proposta já é uma realidade em algumas das comunidades onde o Centro atua. A partir dessa experiência, a procura pelo CVT aumentou.

Além de propor novas tecnologias sociais, o CVT proporciona cursos com caráter participativo e atividades práticas. Para Delka, o maior desafio agora é conciliar as demandas com a capacidade de atender a todos. “Um projeto puxa o outro, uma comunidade traz outra, e assim as ações se multiplicam”, afirmou.

O CVT, com sede no IF Baiano - Campus Senhor do Bonfim, atua nos municípios baianos de Saúde, Euclides da Cunha, Inhambupe, Capim Grosso, Santa Inês e Caém. “A rotina é exaustiva, mas ao mesmo tempo enriquecedora”, confessa a professora. “As famílias reconhecem que, através da educação, é possível conquistar a autonomia. Nos colocamos como colaboradores. Dessa forma, ao fim da formação, eles estão aptos a continuarem desenvolvendo a atividade para a qual foram capacitados com total liberdade e segurança. Assim, a relação é de parceria e amizade, com confiança e respeito mútuo”, finalizou.

Fotos: Arquivo do professor Delfran Batista
Outras notícias: 
 

IF Baiano e IFPI promovem iniciativas solidárias nos dois estados

Centro de Vocação Tecnológica do IF Baiano focará em Agroecologia e Produção no Semiárido

 CVT e Insa promovem agroecologia na Bahia



Nenhum comentário:

Postar um comentário