sexta-feira, 10 de junho de 2016

Projeto do Campus Uruçuca promove capacitação de produtores da agroindústria

O Núcleo de Tecnologia de Alimentos do Campus Uruçuca iniciou, em 2011, atividades de capacitação para agentes da agroindústria, em conjunto com a Empresa ABC – Comércio e Representações. No ano passado, foram treinados 42 colaboradores de agroindústria, 41 alunos do curso Técnico em Alimentos, 5 egressos e 13 outros servidores do IF Baiano e representantes de associações e cooperativas. A capacitação envolveu 37 agroindústrias de alimentos.

Através desta parceria foi possível, pela primeira vez, integrar profissionais das indústrias de alimentos, egressos, alunos e outros profissionais, favorecendo o desenvolvimento regional e crescimento profissional de nossos alunos, técnicos e egressos do IF Baiano”, avalia a professora do Campus Uruçuca, Cristiane Lima.


A partir dessa iniciativa, ela começou a colocar em prática junto com alunos do curso Técnico de Alimentos, o projeto “Diagnóstico e Capacitação de produtores da agroindústria sobre técnicas de higienização da indústria de alimentos”. “A comunidade local a qual pertence o IF Baiano Campus Uruçuca possui várias cooperativas, associações e agroindústrias na área de alimentos. Este público já vem sendo capacitado em várias outras atividades relacionados à área e, com isso, percebemos o interesse e a necessidade de capacitá-los continuamente”, afirmou Cristiane.

Os estudantes fazem o diagnóstico sobre os níveis de conhecimento acerca de técnicas de higienização na indústria de alimentos. “A participação nesse projeto tem me permitido agregar mais conhecimentos e aprendizagem que serão fundamentais para contribuir com minha vida profissional. Acredito que todos os alunos deveriam se envolver em projetos de pesquisa e/ou extensão. Tenho ampliado meus conhecimentos em relação às tecnicas de higienização e em práticas de higiene implementadas nas agroindústrias da região”, disse Thailana de Jesus, estudante do curso Técnico em Alimentos.

Após o resultado, será oferecido um curso, ministrado por Francisco Calasans, representante da ABC, pela professora Cristiane com participação dos alunos bolsistas do projeto no Centro de Tecnologia de Alimentos do Campus Uruçuca. O curso será para o público de estudantes, egressos, profissionais de agroindústrias e cooperativas da região. “Espera-se, após conclusão deste projeto, obter profissionais, alunos e egressos capacitados e com isso fortalecer a integração do IFBaiano com a comunidade externa”, concluiu a professor Cristiane.

Fotos: Arquivo da professora Cristiane Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário