quinta-feira, 2 de junho de 2016

IF Baiano oferta formação em meio ambiente


Estudantes do curso de meio ambiente
No Território de Identidade Baixo Sul, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) possui um campus no município de Valença e oferta formação técnica presencial nas áreas de agroecologia, agropecuária e meio ambiente. Essa região, conhecida pela diversificação de seus recursos naturais, baseia sua economia nos campos da agricultura, da indústria, do comércio, da pesca e do turismo. 

Para essa comunidade, o IF Baiano – Campus Valença está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2016.2 até o dia 20 de junho e oferece, entre os seus cursos técnicos, a formação em meio ambiente que dura dois anos (forma subsequente). 

Em entrevista ao Bem Baiano, a coordenadora do curso, Adailde do Carmo, e o estudante Olivaldo de Jesus falam sobre esse curso (formação, atuação, desafios e expectativa).

Bem Baiano – Por que estudar no IF Baiano?
Olivaldo de Jesus (estudante) - Por ser um Instituto Federal, entendo apresentar um bom ensinamento.

Estudantes e professores
Bem Baiano – Como é a formação nessa área e onde atua o profissional?
Adailde do Carmo (coordenadora) – O técnico em meio ambiente apresentará uma sólida formação que lhe permitirá posicionar-se, de forma crítica e responsável, frente aos grandes temas da contemporaneidade com ênfase nas questões locais, como as transformações operadas no mundo do trabalho e as demandas socioeconômicas, socioambientais e socioculturais.
(Na parte prática, há) visitas técnicas em instituições públicas e privadas e Unidades de Conservação; aulas de campo com aplicações de métodos e técnicas de monitoramento; avaliação e controle ambiental e atividades em laboratório.
(O técnico em meio ambiente) pode atuar nas instituições publicas e privadas e em instituições sem fins lucrativos (ONGs, associações, cooperativas, fundações etc).

Bem Baiano – Quais os desafios da área?
Adailde do Carmo (coordenadora) - Ir de encontro à cultura de exploração predatória dos recursos naturais praticada no nosso país já que as leis ambientais não são aplicadas no Brasil.

Bem Baiano – Como esse curso irá agregar a sua vida profissional?
Olivaldo de Jesus (estudante) - Tenho a perspectiva de encontrar colocação no mercado de trabalho a partir do conhecimento adquirido no curso, ou seja, na área ambiental.

Fotografia: Disponibilizadas pelos professores  
Maria Auxiliadora Freitas, Cassio Buscaratto e Elielma Fernandes  

Nenhum comentário:

Postar um comentário