terça-feira, 31 de maio de 2016

IF Baiano promove oficinas de capacitação para editais de compras da Agricultura Familiar

Ação faz parte da política da instituição de apoio ao desenvolvimento da Agricultura Familiar e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 


Oficina realizada no Campus Valença 
Com o propósito de ampliar, qualificar e integrar os processos de compra de produtos alimentícios da Agricultura Familiar no território baiano, está sendo desenvolvido o Projeto "Apoio à Gestão Social, Inclusão Produtiva e Dinamização Econômica de Empreendimentos Coletivos da Agricultura Familiar". Uma das ações da iniciativa é a realização de oficinas de capacitação para os editais de compra voltadas para associações, cooperativas locais, dirigentes institucionais e gestores de compras institucionais.


As oficinas preparatórias também têm o intuito de sensibilizar nutricionistas, gestores de compras dos Institutos Federais e entidades parceiras para a adoção de editais e de processos contínuos de compra, adequados para as realidades locais da Agricultura Familiar, que são significativamente diferenciadas por cada Território de Identidade. Além disso, se destinam a preparar metodologias de compra que valorizem à Economia Solidária e a Agroecologia.

O Projeto, aprovado pela UNISOL BRASIL (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil) e financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, conta com a participação de instituições de ensino do estado, dentre elas, o Instituto Federal Baiano,

Em continuidade à política da instituição de apoio ao desenvolvimento da Agricultura Familiar e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE/PAA), três campi do IF Baiano já sediaram oficinas do projeto. O primeiro evento aconteceu dia 8 de abril, no Campus Uruçuca, seguido pelo Campus Valença, que realizou as atividades no dia 14, e Campus Guanambi, no dia 22 do mesmo mês.

Em Valença, cerca de 16 gestores públicos e servidores que atuam em comissões de licitação de órgãos, como a UNEB, IF Baiano e Prefeituras da região do Baixo Sul, participaram da oficina com o intuito de ampliar e aprimorar a aplicação dessa política que promove o desenvolvimento local e integra a Agricultura Familiar no contexto do PNAE.

Segundo relatou o técnico em Agropecuária e um dos organizadores do projeto no Campus Valença, Josué de Jesus, o saldo das atividades foi positivo. “Os participantes demonstraram bastante interesse em conhecer e ampliar seus conhecimentos acerca do tema que foi proporcionado com bastante diálogo e troca de experiências durante as oito horas da oficina realizada no campus”.

O que é o PNAE?

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário