segunda-feira, 16 de maio de 2016

Sabões aromatizados estão entre os resultados de projeto com resíduo de óleo de cozinha

Obtenção do óleo essencial de cravo da índia
 
No Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Valença, o professor Miquéias Almeida observou uma questão do cotidiano: como melhorar o descarte de resíduos do óleo de cozinha? Então, passou à prática do projeto “Extração de óleos essenciais e produção de sabões aromatizados a partir do resíduo de óleo de cozinha utilizado em frituras”.


“A ideia do projeto surgiu da necessidade de dar um descarte alternativo ao óleo residual gerado no refeitório do campus atrelado à minha formação (Química) e também à necessidade de obter matérias para ministrar aulas práticas aqui no campus”, disse o pesquisador. Segundo Miquéias, os óleos essenciais, como ingredientes funcionais, têm despertado o interesse da indústria (perfumaria, cosmética, alimentícia e farmacêutica), além da preocupação com o meio ambiente. 
 
Coleta do capim citronela para extração de óleo essencial
Voltado aos estudantes dos curso de agropecuária e agroecologia de Valença, eles já tiveram como resultado a obtenção de óleo essencial das espécies vegetais (cravo-da-índia, citronela, canela) e da matéria-prima (óleo essencial) para testes farmacológicos e produção de sabonete líquido e em barra a partir do óleo residual gerado no refeitório. Segundo Almeida, isso reduz possíveis impactos ambientais vindos de descarte inadequado do produto. “O sabão gerado retorna para ser utilizado no próprio refeitório e também é utilizado para limpeza geral do campus”, finaliza. 
 
Concentração do óleo essencial em rota evaporador


Espécies vegetais: citronela (Cymbopogon winterianum), cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) e canela (Cinnamomum zeylanicum) (uso: aromatizantes de sabões).







Fotografia: Foto 1 e 3 (Vanessa Oliveira) / Foto 2 (Raianne Martins)


Nenhum comentário:

Postar um comentário