quarta-feira, 11 de maio de 2016

Pesquisa e Extensão no Sertão Produtivo para fortalecer o semiárido


Ainda, em 2014, durante a Chamada Pública para Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial, a pesquisadora Felizarda Viana do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Guanambi apresentou uma proposta para um Território de Identidade com o projeto “Núcleo de Pesquisa e Extensão do Território Sertão Produtivo: fortalecendo o semiárido”. 


Com a aprovação do Projeto, hoje, ele busca “promover o assessoramento, o acompanhamento e o monitoramento das iniciativas de desenvolvimento territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no âmbito do Programa Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária e do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, em especial, na sua interface com as mulheres do campo a partir de ações de Pesquisa e Extensão”, explica a pesquisadora.

Como o público do Núcleo é o agricultor familiar, especificamente a mulher rural, Felizarda diz que a importância dessa ação está na gestão social. “Promove a gestão social a partir do assessoramento do Colegiado Territorial Sertão Produtivo. Inclui a mulher nos espaços de discussão e promove o acesso às políticas públicas (inclusão produtiva) e o empoderamento”, reforça. 

Nessa perspectiva, a equipe espera que ele aumente a participação feminina nos espaços, diminua o êxodo rural, tenha mais entidades da sociedade civil e pública em conferências, amplie o acesso a programas governamentais e aconteça maior participação social. Já se constatou com observação em campo e rede social, segunda a pesquisadora, que “houve aumento de produção agrícola sem uso de agrotóxicos”, pontua. 

Entre os impactos na região, estão a assistência técnica aos agricultores e as análises de solo e água. Para Viana, a expectativa desse momento é ter “maior aproximação com a sociedade civil e, com isso, maior número de projetos que atendem a realidade do território Sertão Produtivo”, conclui.

Parceiros:


  • Conselho Territorial de Desenvolvimento do Sertão Produtivo;
  • IF Baiano Campus Guanambi.


Produções Científicas:



Artigos em congresso

  • Diagnóstico de produção com base agroecológica no município de Candiba-BA;  
  • Bases trocáveis em solos sob diferentes usos no município de Candiba-BA;  
  • Atributos físicos dos solos em propriedades de agricultores familiares do município de Candiba – BA; 
  • Uso de agrotóxico por agricultores familiares de Candiba – BA;  
  • Desenvolvimento do sorgo sob aplicação de esterco bovino enriquecido; 
  • A pesquisa e a extensão fortalecendo o sertão produtivo;  
  • Os desafios da agricultura familiar no Brasil e no território sertão produtivo-BA: o agronegócio e os grandes empreendimentos (I Seminário Internacional de Educação do Campo em Feira de Santana); 
  • As mulheres nos planos territoriais de desenvolvimento rural sustentável da Bahia: subsídios às políticas públicas (I Seminário Internacional de Educação do Campo em Feira de Santana);  
  • Fortalecimento da inclusão produtiva no território sertão produtivo. (será apresentado no III encontro dos Nedets que ocorrerá em Fortaleza ou Beberibe).
Artigo no prelo (em fase para publicação) em revista:

  • Desafios da agricultura familiar no Brasil e no território sertão produtivo-BA (Revista entrelaçando - UFRB).


Grupo de pesquisa -





Equipe:



Coordenação

Prof. Drª Felizarda Viana Bebé



Equipe Executora

Felizarda Viana

Drª Priscila Alves Lima

MSc Priscila Silva

MSc. Daniel Reis

Esp Bárbara Lessa


Voluntários

Alexsandro dos Santos Brito

Anderson Públio

Drª Sônia Reis

Rosimira Amaral

Sofia Rebouças


Comunicação Visual

Floriatan Costa

Giliard Gomes



Fotografia: Acervo / Felizarda Viana


Nenhum comentário:

Postar um comentário