quinta-feira, 19 de maio de 2016

Estudantes do IF Baiano falam sobre a expectativa de conduzir a tocha olímpica

Símbolo dos jogos, a tocha olímpica representa a paz, união e amizade. Através dela, a chama é passada de um condutor para outro até o acendimento da pira na cerimônia de abertura, em 5 de
agosto, no Rio de Janeiro. Na Bahia, o revezamento inicia em Teixeira de Freitas, nesta quinta-feira (19), e finaliza em 27 de maio, percorrendo 27 cidades baianas.

E o IF Baiano não poderia ficar de fora desse momento tão simbólico. Estudantes e servidores foram selecionados para conduzir a tocha olímpica nas cidades de Teixeira de Freitas (19 de maio), Itapetinga (20 de maio) e Valença (22 de maio)
 
Nesta entrevista, os estudantes Hellen Silva, do curso Técnico em Agropecuária, Campus Itapetinga, e Ian de Sousa, do curso Técnico em Agroecologia, Campus Valença, falam sobre a expectativa e a surpresa de terem sidos selecionados para conduzir a tocha olímpica.



Bem Baiano - Como se sente com esta oportunidade de carregar a tocha olímpica?
Hellen Silva - A realização das Olimpíadas no Brasil é um momento único e de grande importância para o país. Poder fazer parte de um evento que possui tanta significância, como o revezamento da tocha, que representa valores de união, coragem e força, é extremamente gratificante e honroso.
Ian Sousa Surpreso, por ter sido contemplado por um marco fabuloso que é conduzir a tocha dos Jogos Olímpicos.


Bem Baiano – A seleção aconteceu através de um concurso de redação. Você esperava ganhar e ser selecionado (a)?
Hellen Silva - O concurso em si, foi uma surpresa. Apesar do desejo de ganhá-lo, receber a notícia de que fui selecionada, foi além das minhas expectativas. O concurso desde o começo tem sido incrível, e tenho certeza que o revezamento da tocha, será uma grande experiência, repleta de boas lembranças.
Ian Sousa - Realmente foi uma surpresa, apesar de que me empenhei muito para abordar o tema proposto.

Bem Baiano - O que te motivou a se inscrever?
Hellen Silva - Eu me identifico com a escrita então, quando soube que um concurso de redação, teria como premiação a participação no revezamento da tocha, fiquei motivada com união de duas coisas que considero muito importante.

Bem Baiano - Qual foi o tema da sua redação? O que defendeu?

Hellen Silva - Com título “Jogos sem diferenças” minha redação abordou os valores dos jogos olímpicos, como eles são importantes para o fortalecimento da vida em sociedade e de como é fundamental a realização dos jogos paraolímpicos na inclusão social. Dando oportunidades iguais, a aqueles que infelizmente são excluídos por possuírem alguma deficiência. Defendi sobre a importância dos esportes na inclusão social, que esporte e cultura é para todos independemente de possuir algum tipo de deficiência física ou mental, e que ninguém deve ser julgado ou excluído apenas por possuir diferenças.
Ian Sousa - [O tema foi] Jogos Paraolímpicos e Inclusão Social. Argumentei sobre a acessibilidade e o esporte como forma de mudança social.

Bem Baiano - Como foi o processo para produção do texto?
Hellen Silva - Foi uma escrita tranquila, com um tema leve e descontraído, realizei pesquisas sobre o assunto, busquei pelo contexto histórico das olimpíadas, a importância dos esportes na inclusão social, entres outros. O conhecimento na língua portuguesa, as aulas de redação e as experiências cotidianas contribuíram bastante para a realização da redação.
Ian Sousa - Foi necessário um pouco de conhecimento a respeito dos dados mais recentes quanto às modalidades, atletas e premiações.

Bem Baiano - Como foi a reação da sua família, ao saber que você vai conduzir a tocha?
Hellen Silva - Após a surpresa, todos ficaram contentes com notícia, e muito envolvidos com a minha participação no revezamento da tocha olímpica.

---
Participantes do IF Baiano na condução da tocha:

Dia 19 – Teixeira de Freitas (Siga a Tocha)
Professores: Cleber Figueiredo
Rodrigo Carvalho

Dia 20 – Itapetinga (Siga a Tocha)
Estudante: Hellen Silva – Curso Técnico em Agropecuária – IF Baiano Campus Itapetinga

Dia 22 – Valença (Sigaa Tocha)
Estudante: Ian Sousa – Curso Técnico em Agroecologia – IF Baiano Campus Valença

--
Veja também: 

--
Fotos: Arquivo pessoal de Hellen Silva e Arquivo do Campus Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário