terça-feira, 14 de junho de 2016

Ser técnico em alimentos é uma das possibilidades de formação pelo IF Baiano


Seis campi ofertam esse curso
 
O curso todo é interessante, cada disciplina nos mostra um conhecimento benéfico paraonde iremos levar para trabalhar”, comenta todo entusiasmado Lucas Araújo ao falar sobre o curso técnico em alimentos que faz no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Governador Mangabeira. 



Estudante Lucas Araújo
Estudante da fase final do curso (etapa estágio), Lucas explica que o interesse pelo curso veio com os estudos e quando começou a perceber a importância dos alimentos, as formas de armazenagem e a durabilidade que podem ter os mesmos. “Perdemos tanta coisa durante o ano mesmo. Não damos valores a frutos que têm altíssimo valor quando se trata se nutrientes/essências que nosso organismo necessitam”, explica Araújo.

Sobre as aulas práticas, ele fala que gostava de provar os alimentos processados pelos estudantes. “Era também observar como a teoria influencia para explicar como determinadas coisas ocorrem”, complementa Lucas. “Agrega tanto em casa quanto a qualquer lugar que eu vou. Tento colocar tudo em prática e dar dicas às pessoas que não tiveram a mesma oportunidade que eu tive”, responde sobre como a formação agrega à vida.

Em entrevista ao Bem Baiano, a coordenadora do curso técnico em alimentos no Campus Governador Mangabeira, Marília Dantas, fala sobre essa possibilidade de formação pelo IF Baiano (perfil do curso, parte prática e atuação profissional).

Bem Baiano - Qual o perfil do curso no seu campus?
Marília Dantas – O técnico em alimentos atua no processamento e na conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Auxilia no planejamento, na coordenação e no controle de atividades do setor. Realiza a sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas. Controla e corrige desvios nos processos manuais e automatizados. Acompanha a manutenção de equipamentos. Participa do desenvolvimento de novos produtos e processos.

Bem Baiano - Como funciona a parte prática do curso?
Marília Dantas – As aulas práticas são realizadas nos laboratórios de química, microbiologia e de tecnologia de alimentos. Além disso, algumas visitas técnicas, propostas pelos professores, proporcionam também a realização de práticas, principalmente nas áreas de tecnologia de leite e vegetais. Eles (os estudantes) aprendem todas as tecnologias relacionadas à tecnologia de alimentos.

Bem Baiano - Quem se forma nessa área pode atuar onde?
Marília Dantas – Empresas públicas, privadas do setor agroindustrial, associações, cooperativas, comunidades rurais, instituições de pesquisa, ensino e como profissional liberal autônomo.


E, afinal, quem não quer ser um técnico em alimentos.? 
Falo com amor, porque, para mim, alimentos é amor, é vida, é saudade, é qualidade de vida”
 - Lucas Araújo, estudante do curso técnico em alimentos (IF Baiano – Campus Governador Mangabeira) -



Onde estudar:










- Edital do Processo Seletivo 2017 será lançado no 2o semestre

Fotografia: Ingrid Ferreira (estudante) / 
Acervo da coordenação do curso de alimentos (Campus Governador Mangabeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário