segunda-feira, 6 de junho de 2016

Que tal estudar informática no IF Baiano?

Sete campi disponibilizam esse curso técnico

Aula prática no Campus Governador Mangabeira
Não dá para imaginar o mundo sem essa área.  Empresas, consultores e prestadores de serviço necessitam de um profissional de informática. Por isso, na expectativa de cuidar do futuro, o candidato ao Processo Seletivo do Instituto Federal Baiano (edital estará disponível no 2o semestre) possui a informática como uma possibilidade de curso seja na forma integrada (ensino médio com técnico em quatro anos de duração) ou subsequente (dois anos de duração).


A área de informática, presente em todos os setores de trabalho – saúde, comércio, ensino, e outros – e até na vida privada das pessoas, tem construído um caminho com a segura perspectiva de avanço no qual não se prevê regressão, tendo-se em vista a sua inserção em todos os setores da sociedade, que hoje já não saberia mais viver sem ela”, declara Fabricio Pereira, coordenador do curso técnico em informática (integrado) no Campus Uruçuca.


No IF Baiano – Campus Uruçuca, a parte prática do curso acontece em cinco laboratórios (Laboratório de Programação I, Laboratório de Programação II, Laboratório de Software e Hardware, Estação Digital e Laboratório Móvel – ETEC). “O curso visa habilidades e competências para o desenvolvimento de programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação, bem como utilizar ambiente de desenvolvimento de sistema, sistema operacionais e banco de dados, realização de testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análise, refinamento dos resultados e manutenção de programas de computadores implantados”, explica Pereira.

Em Governador Mangabeira, quem se forma no curso técnico em manutenção e suporte em informática (subsequente) pode atuar “com projetos que envolvem montagem e manutenção de computadores, cabeamento e instalação de redes locais e instalação de software em computadores clientes e servidores. Além da formação técnica específica da área de TI, o aluno também desenvolve uma visão geral sistêmica das empresas em nível organizacional, administrativo, ético e legal com vistas a formar um profissional plenamente integrado tendo suas ações pautadas na ética, no respeito à sociedade, buscando a valorização humana e profissional, possibilitando-lhe ainda a interação com global com o mundo da informática”, afirma Fabrício Santos, coordenador do curso técnico em manutenção e suporte em informática (subsequente) no Campus Governador Mangabeira. 


Quanto aos desafios da área, estão “a constante atualização e adequação da sua prática diária à constante inovação e modificação que a área de informática impõem aos seus profissionais, visto ser uma área onde o fluxo de informações é dinâmico e constante”, destaca o coordenador Pereira. Já Anderson Marques, coordenador do curso técnico em informática (integrado) no Campus Governador Mangabeira, enfatiza aspectos relacionados à formação como as áreas de lógica de programação e linguagens de programação. “São um grande desafio para o estudantes que seguirão nessa área, pois depende de uma boa base de raciocínio lógico”, pontua.

Em entrevista ao Bem Baiano, os estudantes no Campus Uruçuca e as coordenações do curso nos Campi Uruçuca e Governador Mangabeira falam um pouco sobre o interesse pelo IF Baiano e o curso (perfil, atuação do profissional, desafios).

Bem Baiano – Por que estudar no IF Baiano?
Franklin Williams (estudante do 2o ano, Uruçuca) - Porque é uma instituição que tem boas referências dentro da sociedade.
Flávia Costa (estudante do 1o ano, Uruçuca) - Pela oportunidade de estudar em uma instituição de qualidade, tendo a possibilidade de estar alojada dentro da própria instituição.

Bem Baiano - Por que o interesse por esse curso e como ele irá agregar à sua vida profissional?
Franklin Williams (estudante do 2o ano, Uruçuca) - É um curso que chamou a minha atenção por ser abrangente quanto ao campo de trabalho. Como trabalhava em outra área, esse curso me possibilita a inserção em outro contexto. Pretendo dar prosseguimento nos estudos fazendo um curso superior na área e, posteriormente, a pós-graduação.
Flávia Costa (estudante do 1o ano, Uruçuca) - É um curso o qual me identifico bastante por ter afinidade com a área de exatas e de informática. Nunca tive experiências profissionais, mas o campo de trabalho na área de informática é muito vasto e promissor, por isso acredito que tenho boas expectativas de inserção profissional.

Bem Baiano – Quanto ao curso, o que mais gosta e considera mais interessante e desafiador?
Franklin Williams (estudante do 2o ano, Uruçuca) – Das aulas práticas: a parte de hardware é o que mais gosto. De modo geral, tudo é interessante. O mais desafiador é a convivência.
Flávia Costa (estudante do 1o ano, Uruçuca) - Aprender especificamente sobre a área de informática. Tudo é muito interessante. Quanto aos desafios, não tenho dificuldade nas disciplinas nem nas aulas práticas.

Bem Baiano – E quanto ao perfil do curso no IF Baiano?
Fabricio Pereira (coordenador de informática integrado no Campus Uruçuca) - Volta-se para a formação de sujeitos capazes de atuarem de forma crítico-reflexiva na sociedade, exercendo atividades fundamentais para o desenvolvimento local e regional.  
(O curso) pretende contribuir para o suprimento de uma lacuna importante no contexto da evolução econômica da região litoral sul do Estado da Bahia, pois abre perspectivas para essas pessoas e empresas encararem a nova Economia no que diz respeito à globalização de mercados, possibilitando o controle cada vez maior da informação para os seus produtos e, dessa maneira, estabilizar o seu crescimento de forma sustentável.
Anderson Marques (coordenador de informática integrado no Campus Governador Mangabeira) – Forma técnicos para desenvolver programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados. Realiza a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática. Possibilita a instalação, a configuração e o gerenciamento de redes de computadores.


A expectativa que a formação garanta o exercício de atividades profissionais em empresas rurais e urbanas, instituições públicas e privadas, empreendimentos agropecuários e agroindustriais”  
- Fabrício Pereira, coordenador de curso -


Onde estudar?



Campus Bom Jesus da Lapa 
Informática (integrado / subsequente)
Campus Governador Mangabeira 
Informática (integrado)
Manutenção e Suporte em Informática (subsequente)
Campus Guanambi 
Informática (Proeja)
Campus Itapetinga 
Informática (subsequente)
Campus Santa Inês 
Informática (subsequente)
Campus Senhor do Bonfim 
Manutenção e Suporte em Informática (subsequente)
Campus Uruçuca 
Informática (integrado)


Os estudantes que se formam nessa área podem atuar nas empresas e instituições trabalham com desenvolvimento de programas de computador, websites, gerenciamento de banco de dados, montagem manutenção de computadores e no gerenciamento de redes de computadores” - Anderson Marques, coordenador de curso - 




Fotografia: Acervo / Coordenação de Comunicação Social (Reitoria)





Nenhum comentário:

Postar um comentário