quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Ex-aluna do IF Baiano recebe prêmio Jovem Empreendedor Rural 2016

A formação no IF Baiano contribuiu para que ela montasse seu próprio negócio


Aos 16 anos, Maria Natiele Rodrigues, ex-aluna do curso Técnico em Agropecuária do IF Baiano, tinha interesse em se formar em advocacia, pretendia tirar seus pais do meio rural e sair do campo. Entretanto, essa visão mudou ao realizar um curso para o Jovem Empreendedor Rural, oferecido pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC. E após concluir a formação técnica e profissional no IF Baiano, em 2013, ela conseguiu montar o próprio negócio.

Quando retornei do curso [Jovem Empreendedor Rural], comecei a instruir os agricultores associados sobre a adubação orgânica, adubação verde, plantio, produção de hortaliça, entre outros e eles começaram a aplicar em suas propriedades”, disse Maria. Ela ainda percebeu que as mulheres da comunidade ficavam ociosas nessas ações. “Então, comecei a incentivá-las para que os doces que elas já faziam para consumo próprio, agora produzissem em maior quantidade para venda”, afirmou.


Com o sucesso da iniciativa, Maria e o pai abriram uma pequena loja para comercializar os doces. Foi então que ela decidiu realizar o curso Técnico em Agropecuária no IF Baiano - Campus Uruçuca e ao, concluí-lo, após experiência, já como profissional, em empresa de paisagismo, montou um negócio. Com o retorno financeiro, voltou a prestar assistência técnica gratuita para agricultores familiares do Município de Barro Preto.

Daí, surgiu o projeto vencedor da última edição do concurso Jovem Empreendedor Rural, com o objetivo de diminuir o êxodo rural e incentivar a sucessão rural. Ela decidiu participar do concurso “para mostrar para os Jovens Agricultores Familiares do meu município (Barro Preto) e de outros que eles tem possibilidades de desenvolvimento no campo, que eles podem empreender, investir no seu município e ser um sucessor rural de sucesso”, afirmou.

Maria falou ainda sobre a importância do IF Baiano na sua formação. “O IF Baiano foi a base para minhas conquistas, pois foi com todo conhecimento que obtive no curso pude ter novas ideias. Se não tivesse feito o Técnico em Agropecuária, hoje não seria dona do meu próprio negócio, nem conseguiria fornecer assistência técnica de forma gratuita no meu município. Todas as minhas conquistas devo a Deus e ao IF Baiano por minha formação”, concluiu.

O projeto conta com o apoio da Associação dos Agricultores em Regime de Economia Familiar da Pedra Lascada, CEPLAC, Banco do Nordeste e o Centro Público de Economia Solidária - CESOL.

“Se eu pudesse falar algo para os formandos é: 'não desistam'! São várias as dificuldades, mas não vale a pena desistir. Muitos precisam da gente. São 765 mil imóveis rurais apenas na Bahia que precisam de orientação técnica. 70% dos alimentos que consumimos são produzidos pela agricultura familiar que clama por orientação técnica. Então, se você tiver um projeto e, se torná-lo o objetivo de sua vida, tenho certeza que seu sonho se tornará realidade”.

- Maria Natiele Rodrigues, técnica em Agropecuária, ex-aluna do IF Baiano, vencedora do Prêmio Empreendedor Rural 2016 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário