quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Projeto analisa sustentabilidade de semiárido a partir de propagação da palma miúda

Cura das raquetes
Pesquisa foi tema de trabalho de conclusão de curso
 em especialização do IF Baiano

Ana Márcia Lima, egressa do curso superior de licenciatura em ciências agrárias e da pós-graduação lato sensu em desenvolvimento sustentável com ênfase em recursos hídricos no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Senhor do Bonfim, escolheu sustentabilidade no semiárido baiano como tema de seu trabalho de conclusão de curso da especialização.

O projeto “Sustentabilidade do Semiárido Baiano Usando Fitorreguladores para a Propagação da Palma Miúda (Nopalea Cochenillifera Salm – Dyck)teve o objetivo de “analisar os índices de fitorreguladores necessários para a propagação da palma miúda (Nopalea cochenillifera Salm-Dyck)”, explica Lima. “É um trabalho de grande importância para a expansão da cultura, pois possibilita dinamizar os processos de produção, atendendo em tempo hábil as demandas do setor agropecuário (agricultura familiar) e fornecendo material de qualidade”, complementa.

Brotações de palma após cinco dias de plantio
A especialista Ana Márcia pontua que “a palma forrageira é bastante encontrada em propriedades rurais de agricultores familiares que tiram seu sustento através de criações de animais e de pequenas lavouras”, por isso ela decidiu “propagar essa cactácea resistente a cochonilha-do-carmim (Dactyloius opuntiae), utilizando fitorreguladores para, posteriormente, propagar os resultados em comunidades rurais dos municípios de Senhor do Bonfim e Campo Formoso /BA”, enfatiza. 
 
Da pesquisa, Lima fala que já socializou informações com a terceira turma da especialização por meio de uma palestra. Dos resultados, ela explica que a grande contribuição do projeto é o viés para novos estudos com a cultura “visto que é de grande interesse, pois tem sido o única fonte alimentar para animais ruminantes em longos períodos de estiagem”, ressalta. “Que possam ser disseminados em comunidades que trabalham com a cultura, pois trabalhos como este só têm importância quando atingem aqueles que mais necessitam como é o caso dos agricultores familiares que utilizam a palma para alimentação animal de onde tiram parte do seu sustento”, finaliza. 
 
Determinação dos parâmetros de
crescimento dos cladódios: comprimento

Resultado: dosagem aplicada e período avaliado não diferiram do tratamento sem o estimulate pelo teste Tukey no Programa Sisvar.

Recomendação: novos estudos para análise de comportamento de ragmentos da cactácea trabalhada em dosagens maiores de fitorreguladores.



Orientação: Professora Daniela Hansen



Fotografia: Acervo / Ana Márcia

Atualizada em 9/9/2016 às 5h46



Nenhum comentário:

Postar um comentário