sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Estudante do IF Baiano fala sobre eleição para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Mariana Íbera Brito Sala, estudante do curso Técnico em Zootecnia, do IF Baiano - Campus Santa Inês foi selecionada para participar do Processo Eleitoral que escolherá o representante da Bahia no Parlamento Juvenil do Mercosul. Além dela, mais três estudantes da Rede Estadual participarão da eleição online que ocorrerá, entre os dias 30 de outubro a 5 de novembro, e definirá o representante do Estado no Parlamento. O mandato será de dois anos.

O lançamento das candidaturas será online, no dia 10 de outubro, através de portal criado pelo MEC, onde os estudantes poderão conhecer os candidatos, seus projetos e escolher o representante. Durante o processo eleitoral, Mariana poderá promover sua candidatura por meio de vídeos e postagens em suas redes sociais, utilizando a hashtag  #EleiçãoPJMBrasil2016.

Confira a entrevista de Mariana para o Blog Bem Baiano.


Blog Bem Baiano - Como se sente em ter sido selecionada?
Mariana Sala - Sinto-me bastante feliz por ser selecionada para representar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado da Bahia, em um projeto tão importante como parlamento juvenil Mercosul 2016/2018, pois coloco em destaque o protagonismo dos jovens, especialmente o jovem da zona rural, em diversos espaços na sociedade, para assim haver integração regional e o protagonismo juvenil, e o “Ensino Médio que queremos”.


Blog Bem Baiano - Como foi o processo de seleção? Por que decidiu participar?
Mariana Sala - O processo de seleção foi o início de uma descoberta, pois me aprofundei em diversos temas para criar o meu projeto. Primeiramente, decidi participar da seleção por incentivo de meus pais, e, logo depois, por alguns professores do Instituto.


Blog Bem Baiano - Qual o seu projeto? Do que trata? Quais os objetivos? O que ele propõe?
Mariana Sala - Meu projeto é sobre Jovens e Trabalho e trata do "Protagonismo Juvenil no Meio Rural". Tem como objetivo desenvolver canais de comunicação para promover o diálogo entre os jovens sobre o protagonismo juvenil na zona rural; realizar um diagnóstico sobre a realidade local e regional dos jovens que vivem na zona rural, além de conscientizar sobre a necessidade de ampliar e aprimorar a participação em diversos espaços na sociedade. Assim, propus algumas atividades como, por exemplo, realizar entrevistas com jovens da zona rural sobre seus interesses e formas de participação, além de fazer visitas para atividades que sensibilizem os jovens sobre a importância do protagonismo juvenil, criando espaços nas Redes Sociais para divulgar vídeos, textos, entrevistas, mensagens...sobre a necessidade de participação de jovens da zona rural e de ideias inovadoras sobre a protagonismo juvenil.

Bem Baiano - O tema do principal parlamento em 2016 é “O Ensino Médio que queremos”. Qual é o Ensino Médio que Mariana Sala quer?
Mariana Sala - Bem, o Ensino Médio que quero é um ensino de qualidade que todos tenham direito e que os jovens tenham mais liberdade de participar e opinar para juntos: criar uma geração de pensadores e argumentadores.

Blog Bem Baiano - Você se sente preparada para discutir os temas relativos a educação no âmbito do Mercosul? O que acha que mais merece atenção?
Mariana Sala - Me sinto preparada em parte, pois estamos sempre em busca de novos conhecimentos para juntos traçarmos planos, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação. Criar meios da educação para que os jovens possam expandir seus horizontes através do Ensino médio, garantindo às novas gerações a possibilidade de integração e trabalho.


Blog Bem Baiano - Qual a importância de ter participado dessa seleção?
Mariana Sala - Dá a minha contribuição para a educação, ao mesmo tempo que fortalece o processo de integração, garantindo novas possibilidades de ser ouvida e de exercer ativamente nossa cidadania.

Blog Bem Baiano - Qual sua expectativa, caso seja eleita?
Mariana Sala - Cumprir os objetivos e atividades previstas em que escrevi no meu projeto, assim ajudando os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e em toda a sociedade.

Blog Bem Baiano - Qual a importância de concorrer ao Parlamento para sua formação profissional?
Mariana Sala - Adquirir conhecimentos e tornar a aprendizagem ao longo da vida, interagindo com pessoas de diversas culturas e regiões, promovendo a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa, além de discutir e formar ideias para a educação das futuras gerações.

Fotos: Arquivo de Mariana Sala



Nenhum comentário:

Postar um comentário