quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Vencedores da “Arte no Polo” falam sobre suas atividades culturais

O concurso “Arte no Polo” foi lançado pela Diretoria de Educação a Distância para estimular os estudantes e comunidade do entorno dos 21 polos do IF Baiano. Os participantes enviaram vídeos, mostrando diversas atividades culturais que desenvolvem.

Após uma triagem realizada pela equipe da Educação a Distância, oito vídeos participaram da seleção final, aberta ao público através do YouTube, totalizando mais de cinco mil visualizações. Com base na quantidade de visualizações e curtidas por vídeo, foram escolhidas a arte no polo IF Baiano de Nazaré e de Remanso como vencedores.

No polo Nazaré, a estudante do IF Baiano e professora Ivani Nogueira apresentou a Banda de Lata e Cidadania, com crianças do município que utilizam instrumentos reciclados para percussão, como baldes, panelas e vasilhas de leite. Há dez anos a professora organiza a banda e hoje, 25 crianças participam do projeto, que participam dos ensaios em turno oposto ao escolar. Todas são da Rede Municipal de Ensino.

O maior benefício é afastar as crianças que viviam na vulnerabilidade social. A comunidade está inserida no contexto que apresenta fatores ameaçadores ao desenvolvimento físico, ético, psicológico e cognitivo destas crianças”, afirmou Ivani.

No polo Remanso, os vencedores são da categoria comunidade. Lorena da Silva e Ramon Costa dançaram a música “Dona Cila”, da cantora Maria Gadú. “Me identifico com a dança. Posso me expressar e mostrar o que mais sei fazer. Fico honrada em ter competido com pessoas muito boas”, disse Lorena. “Foi emocionante ter vencido, mostrar que na minha cidade tem talento. O que mais me motivou foi saber que eu tinha que levar o nome da minha cidade para reconhecimento”, acrescentou Ramon.


Para o coordenador do polo Nazaré, Anderson dos Santos, o concurso além de incentivar a arte, proporcionou mais coesão entre os estudantes e teve esse papel de incentivar as produções da comunidade, “no sentido de valorar ações que vivem no anonimato. A educação de qualidade é construída no momento em que todos os pares se envolvem com veemência no que cerne à interação e integração da escola e a comunidade”, disse. Ele acrescentou que, com a iniciativa, o polo ganhou mais visibilidade em Nazaré.


Veja Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário