Com
a modernização das tecnologias, vários atores dos espaços de
trabalho e estudos têm buscado melhorar a forma de alcançar
resultados em seus projetos. Nessa linha, a estudante Elijane Souza
do curso de Pós-Graduação em Educação Científica e
Popularização das Ciências do Instituto Federal Baiano (IF Baiano)
– Campus
Catu apresentou, no mês passado, seu Trabalho de Conclusão de Curso
(TCC) sobre “O ensino da gramática sob a ótica da educação
científica: o jogo como instrumento de aprendizagem”.
Ela
traz, em sua pesquisa, o relevante papel docente na orientação dos
estudantes para que os mesmos produzam seus respectivos
conhecimentos. “Sou professora de Língua Portuguesa e tenho
percebido a dificuldade dos estudantes em compreender o que é
ensinado nas aulas de gramática. Através da minha experiência,
percebi a necessidade de se pensar em práticas que tragam sentido à
aprendizagem dos estudantes e valorize o saber que eles trazem
consigo”, afirma Souza.
Elijane
fala sobre o desafio de uma nova prática pedagógica para os
professores da Língua Portuguesa, principalmente porque a disciplina
está vinculada à “decoreba” de normas e repetição de regras.
“Esse tipo de gramática que foca no ensino como memorização de
normas é que leva os aprendizes a dizerem que não gostam de Língua
Portuguesa, ou que é uma 'disciplina' difícil”, explica.
Em
meio ao acesso mais facilitado à informação de nossa época,
Elijane destaca a importância de novas práticas no processo de
ensino-aprendizagem dentro da sala de aula e, entre essas novas
possibilidades, a Educação Científica. “O estudante, produtor de
conhecimento, é levado a pensar sobre a sua realidade e como atua
sobre ela. Ele deixa de reproduzir informações e passa a pensar
criticamente acerca da sociedade na qual está inserido”, afirma
Souza.
Em
seu trabalho, ela analisou três jogos digitais. O jogo, visto como
um instrumento lúdico de aprendizagem, valoriza o conhecimento
prévio do estudante e propicia vivências que ultrapassam o ambiente
escolar. “Vale ressaltar que o jogo é um recurso para auxiliar o
processo de ensino-aprendizagem e, para que alcance os resultados
esperados, é necessário que o professor planeje muito bem as ações
a serem desenvolvidas em sala, atentando para a heterogeneidade dos
discentes e, além disso, que saiba utilizar o recurso escolhido. É
extremamente importante contextualizar a ferramenta escolhida e
integrá-la à prática pedagógica para que se alcancem os objetivos
traçados”, pontua.
Sobre
o curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Popularização
das Ciências - “O
curso foi muito enriquecedor para minha vida pessoal e profissional.
Por meio dele, tive a oportunidade de refletir sobre a minha prática
pedagógica e como ressignificá-la a fim de contribuir para a
formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e
dispostos a atuar em favor de seus direitos, mas, sem se eximir de
seus deveres”, declara a estudante Elijane.
“Por
meio do jogo, o estudante tem a possibilidade de aprender de forma
prazerosa, a utilizar a própria língua, além de permitir que o
ensino de gramática não se limite à memorização. A língua é a
principal forma de interação entre as pessoas, por isso apoderar-se
dela é fundamental para a construção das relações sociais e o
exercício da cidadania” - Elijane Souza, estudante -
Fotografia: Lismar Souza do Rosario
Atualizada em 30/8/2016 às 15h51 (adicionadas ilustrações com jogos)
Atualizada em 30/8/2016 às 15h51 (adicionadas ilustrações com jogos)
É isso ai Elijane. Deus continue te abençoando.
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