sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Campus Uruçuca constrói Centro de Tecnologia de Alimentos

Em 2014, o campus Uruçuca disporá de cinco laboratórios analíticos, cinco laboratórios de processo, quatro gabinetes de professores, quatro salas de aula, sala de reuniões, área de vivência e depósitos de produtos e insumos. Trata-se da construção do Centro de Tecnologia de Alimentos. Com o projeto, o campus está concluindo um estudo de demanda para o oferecimento do primeiro curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Nordeste.

O curso Técnico em Alimentos, oferecido desde 1975 pela Emarc Uruçuca, formou mais 700 profissionais. Sendo que 40% atuam na área, 30% em áreas afins e 20% continuaram os estudos. O professor Josué Oliveira, coordenador do Núcleo de Tecnologia de Alimentos, explica que o Técnico em Alimentos pode trabalhar em laboratórios de análise ou na industrialização de alimentos de origem vegetal ou animal, encontrando campo em qualquer empresa da área de alimentos, aditivos, insumos, água, embalagens, na vigilância sanitária, na agroindústria, em institutos de pesquisa e, também, na indústria de nutrição animal.

Além de desenvolver as atividade de Ensino, Pesquisa e Extensão e fabricar novos produtos, um dos objetivos do Centro é proporcionar a capacitação de produtores da agricultura familiar. “Novas tecnologias já estão sendo desenvolvidas e implementadas e o Curso Técnico em Alimentos terá a grande responsabilidade de habilitar técnicos que muito contribuirão para a qualidade e produção de alimentos, na perspectiva de inclusão social e a conservação do meio ambiente”, afirma o coordenador.

O Centro de Tecnologia em Alimentos terá potencialidade para produzir leite pasteurizado, queijos, iogurte, bebida láctea, manteiga, doce de leite, polpas, frutas desidratadas e cristalizadas, conservas vegetais, doces e geleias, produtos panificáveis e farináceos e chocolate, produto de maior destaque na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário