terça-feira, 3 de setembro de 2013

Alunos do IF Baiano brincam de ciência com a comunidade

É com diversão que estudantes vem despertando a curiosidade dos espectadores que assistem as demonstrações promovidas pelo Programa Ciência Itinerante. Cama de pregos, experiências com fogo, brinquedos interativos e stands de diversas áreas do conhecimento são apresentados em feiras de ciências, praças e outros locais públicos.

O Programa Ciência Itinerante surgiu no campus Catu devido ao costume da antiga agrotécnica em participar de eventos e estar próxima a comunidade local. A Escola Móvel, como era conhecida, há 20 anos, tornou-se Escola Itinerante e, hoje, é um Programa Institucional, envolvendo os campi Catu, Senhor do Bonfim e Uruçuca.

São 17 stands em áreas como biologia, química, matemática, física, meio ambiente e geociência. Cerca de 150 alunos participam do Programa. Todos os experimentos apresentados são explicados pelos estudantes. Para isso, são criados grupos de estudos com um professor orientador e juntos preparam material para apresentar em feiras.

De acordo com Jacson Santos, professor de matemática, as apresentações são levadas em locais de fácil acesso e onde muitas pessoas possam ir. “Montamos tudo em 15 minutos. O aluno vai interagir com as pessoas de uma maneira bem dinâmica e lúdica. Há relatos de pessoas que dizem: 'o que vocês trouxeram pra gente foi esperança', pois quando elas vêem as apresentações, ficam impressionadas com o que se pode fazer”, conta.

O professor destaca que, além da formação acadêmica, o Programa contribui para descoberta da vocação profissional, promove a convivência e a formação de cidadãos através do contato direto com a população.

O Programa Ciência Itinerante já participou de feiras importantes como a RECITEC, FEBRACE, MOSTRATEC, Ciência Jovem e SBPC. Nesta última, um dos destaque deste ano, foi a apresentação de um robô autossustentável, desenvolvido pelos estudantes Ralf do Lago Silva, Manassés Fernandes e Jeferson da Silva, sob a orientação dos professores Tássio Ribeiro e Caio Pablo.

Nesta semana, o Programa Ciência Itinerante marca presença no I Encontro de Meio Ambiente do IF Baiano do Campus Valença, cujo tema é “Sustentabilidade Ambiental: da intenção a ação". 

Curta o Ciência Itinerante no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário