sexta-feira, 13 de setembro de 2013

IF Baiano desenvolve robôs para atividades agrícolas

Dois projetos do Campus Itapetinga foram selecionados para apresentação na Mostra Nacional de Robótica, que acontecerá entre 16 a 20 de outubro em Fortaleza. Um dos projetos simula o processo de polinização de flores pelas abelhas, utilizando robô autônomos; o outro, utiliza a robótica na produção de vegetais em estufa. Os trabalhos são orientados pelo professor Andrique Figueirêdo Amorim.

O evento será uma grande oportunidade para demonstração prática
dos conhecimentos dos alunos nas áreas de programação, desenvolvimento de algoritmos, lógica de programação, dispositivos de entrada/saída, análise e desenvolvimento de sistemas, além da interdisciplinaridade com as disciplinas de biologia, geografia, ciências, física, matemática e inglês”, esclarece o professor.

Outro destaque do IF Baiano na área é o Projeto Felpo. Através do estímulo proporcionado pelo Programa Ciência Itinerante, os estudantes Ralf do Lago Silva, Manassés Fernandes Costa Neto e Jeferson da Silva de Jesus criaram um robô móvel autossustentável, capaz de realizar semeadura, efetuar irrigação por aspersão e aplicar defensivos agrícolas por meio de pulverização. O Projeto Felpo, como o robô é chamado, foi orientado pelos professores Cayo Pabllo Santana de Jesus e Társio Ribeiro Cavalcante.

O Felpo é “composto por um painel solar responsável por fornecer energia suficiente para carregar sua bateria e permitir sua atuação sem a emissão de poluentes e geração de custos com energia, reforçando assim os conceitos de energia limpa e sustentabilidade perante os educandos”, explica o professor Társio.

O projeto pode se tornar uma alternativa de baixo custo para pequenos agricultores, pois ele permite fazer o plantio de hortaliças com características parecidas: necessidade de pouca profundidade no solo, espaçamento curto entre plantas e uma altura adequada à utilização dos módulos de irrigação e defensivos agrícolas. 
 
Os estudantes contam que utilizaram peças com materiais disponíveis e tomaram cursos básicos de elétrica, além de pesquisar sobre ciências mecânicas e mecatrônicas. O Felpo foi um dos destaques da SBPC 2013. É através do Programa Ciência Itinerante que os professores Cayo e Társio mantém ativo o stand de Computação e Robótica.

Iniciativas na área de robótica também vem sendo desenvolvidas no Campus Santa Inês. Para o professor Marcos dos Santos, “a robótica facilita que os estudantes apliquem os conhecimentos de física e matemática na prática”. O professor mantém um grupo de estudos na área com os alunos do campus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário