quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Sistema de cotas é uma das formas de ingresso no IF Baiano

Sancionada em agosto de 2012 pelo governo federal, a lei N° 12.711, conhecida como lei das cotas, tem democratizado o acesso à educação pública federal no País. De acordo com seu texto, 50% das vagas ofertadas em concursos seletivos de instituições públicas de ensino superior e técnico de nível médio, são reservadas para estudantes que tenham cursado o ensino médio ou fundamental integralmente em escolas públicas. Além disso, a lei também regulamenta que tais vagas sejam preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas. No mês em que se comemora a Consciência Negra, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com processo seletivo para ingresso de novos alunos aberto e, em cumprimento à lei das cotas, destina 50% das suas vagas para as ações afirmativas.

Para Neurisângela Maurício, diretoria de Assuntos Estudantis do IF Baiano e presidente do Processo Seletivo 2014, o sistema de ações afirmativas, além de democratizar o acesso à educação, possibilita que o Instituto crie medidas que assistam melhor os cotistas. "As pessoas têm mais oportunidades de ingresso [na educação técnica de nível médio]. Com as cotas, as vagas específicas vão ganhando um parâmetro muito bom porque o público tem exatamente para onde se direcionar. Para nós, muito mais do que apenas a seleção, nós temos perspectiva de estudo a partir dos dados que posteriormente compilaremos. Veremos como eles [cotistas] poderão ser mais bem atendidos dentro da nossa Politica de Assistência Estudantil. Esse é um diferencial máximo, porque nós conseguimos, desde o processo seletivo, visualizar um futuro para as nossas Políticas de Assistência Estudantil e Diversidade e Inclusão", disse.

No IF Baiano, as Políticas de Assistência Estudantil e Diversidade e Inclusão têm ações que também englobam as ações afirmativas. Ainda em processo de institucionalização, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), que já funciona em alguns campi do Instituto, tem como objetivo estudar e investigar questões que envolvam a igualdade e a proteção dos direitos de pessoas e de grupos étnicos. O NEABI é uma das ações do Programa de Diversidade e Inclusão do Instituto. Além do NEABI, outra Política que também abrange as ações afirmativas é o PAISE. Nele, que faz parte da Política de Assistência Estudantil, os estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica recebem auxílios que proporcionam a permanência e o progresso do estudante durante sua vida escolar.

“Antes, quando víamos o Instituto, ainda tínhamos a visão de agrotécnica. Tínhamos a visão de que o público vinha do campo, da zona rural. Após uma pesquisa feita depois da implantação das cotas e a compilação das inscrições passadas [Processo Seletivo] percebemos que temos um público urbano, de diversas etnias, com necessidades educacionais específicas. Nós temos um público muito diferenciado”, explicou Neurisângela.

Com Inscrições abertas até o dia 24 de novembro, os candidatos podem, durante a inscrição, optar por concorrer a uma das vagas pelo sistema de cotas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário