terça-feira, 26 de novembro de 2013

Professores e estudantes se preparam para VIII Connepi


Professores e estudantes se preparam para participar do VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que acontece de 27 a 29 de novembro, em Salvador. Para o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Vandemberg Salvador, “um dos principais papéis que deve cumprir um evento científico como o Connepi é o de despertar o senso crítico da nossa comunidade - professores e alunos - para as atividades de pesquisa e inovação como algo do dia-a-dia, para além das salas de aulas hermeticamente fechadas, para o mundo de possibilidades que se abrem nos laboratórios à céu aberto”.
 
Um dos trabalhos da professora Joana Paixão, sobre resíduos sólidos, aprovado nesta edição do evento, foi desenvolvido fora da sala de aula. O projeto envolve o levantamento de informações sobre a geração de resíduos domiciliares e de estabelecimentos comerciais no município de Catu, bem como aborda a situação dos catadores de material reciclável. “Além de científico, o projeto também envolveu a extensão, mediante a aplicação de uma metodologia de aproximação dos alunos da rede pública de ensino à investigação de uma realidade social no município e à busca de alternativas para a promoção da inclusão e valorização do trabalho de catadores”, esclarece a professora.


Para o estudante, Esaú Sousa, do curso Técnico em Química, que desenvolveu o trabalho sob a orientação do professora Joana, o evento é uma oportunidade para aprender mais. “Acredito que nos oferece mais conhecimentos e desenvolve nossas habilidades como comunicação e além de um respaldo por participar de eventos científicos”, afirma.

Cerca de 3.000 trabalhos serão apresentados no Connepi. Na programação, constam também atividades culturais. A abertura oficial está prevista para às 19 horas, no Centro de Convenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário