quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Cursos técnicos são oferecidos em três modalidades

Os cursos técnicos capacitam os estudantes com conhecimentos teóricos e práticos voltados para atividades produtivas. Além de visar o acesso imediato no mercado de trabalho, os cursos se propõem a requalificação ou reinserção no mercado. Eles são destinados aos que concluíram o Ensino Fundamental, mas para obtenção do diploma de técnico é necessário concluir o Ensino Médio. Dessa forma, o IF Baiano abriu o Processo Seletivo para três modalidades:

Integrada - O curso é integrado ao Ensino Médio, ou seja, o currículo do curso reúne os conhecimentos necessários para a formação no Ensino Médio e no curso técnico escolhido. A duração média do curso é de três anos. O candidato deve possuir o Ensino Fundamental completo.

Nesta modalidade, os cursos oferecidos são: Agropecuária, Alimentos, Química, Informática, Agroindústria, Zootecnia, Floresta, Administração, Guia de Turismo, Agroecologia.

Subsequente - Esta modalidade é destinada a quem já possui o certificado de Ensino Médio e procura uma formação técnica para atualização, requalificação ou reinserção no mercado de trabalho. A duração média dos cursos nesta modalidade é de um ano e meio a dois anos.

O IF Baiano oferece, nesta modalidade, os cursos: Informática, Agricultura, Agrimensura, Agropecuária, Manutenção e Suporte em Informática, Alimentos, Zootecnia, Floresta, Hospedagem, Administração e Meio Ambiente.

Proeja – São cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica (Proeja), na Modalidade Jovens e Adultos que visam oferecer oportunidades de estudo aos que não tiveram acesso ao Ensino Médio na idade regular, ou seja, os candidatos devem possuir Ensino Fundamental completo e ter mais de 18 anos. A duração média do curso é de três anos.

São oferecidos dois cursos Proeja: Cozinha e Informática.

O candidato deve ficar atento às modalidades e também aos campi onde os cursos são oferecidos. As inscrições para o Processo Seletivo 2014 podem ser realizadas até o dia 24 de novembro, através do site do IF Baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário