terça-feira, 12 de novembro de 2013

Parceria entre IF Baiano e EPAB capacita 27 professores da República dos Camarões

Após firmar parceria no ano de 2011 com a Escola Prática de Agricultura Binguela (EPAB), localizada na República dos Camarões, na África, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), representado pela professora do campus Uruçuca e coordenadora da parceria, Cinira Fernandes, e o professor Clovis Sampaio, capacitou 27 professores da EPAB nas áreas de agricultura familiar, uso de resíduos para a produção de bio-fertilizantes, adubo e organização da formação profissional nos setores agro-silvo-pastoris. A primeira etapa da capacitação, realizada em setembro deste ano, ocorreu em Camarões e teve duração de 10 dias.

Segundo Cinira, o objetivo da parceria, ainda em vigor, é o de “revitalização da Escola Prática de Binguela”. De acordo com ela, a Escola,


que antes possuía uma carga teórica muito grande, “agora é mais prática”. Ao contrário da formação ofertada pelo IF Baiano, que é técnica profissional, o curso ofertado pela EPAB é focado na formação de mão de obra para empresas rurais e para a formação do próprio agricultor como produtor.


Para a capacitação dos professores, um plano de ação foi construído pela coordenação da parceria envolvendo temáticas que abrangessem o contexto dos alunos. Na primeira capacitação, o curso ministrado envolveu a temática da Agricultura familiar, prática que, segundo Cinira, é responsável por 80% da Agricultura de Camarões. Além da capacitação em Agricultura Familiar, noções de produção de compostos e biofertilizantes com a utilização dos resíduos produzidos pela escola também foram ensinadas. Na EPAB, os cursos ofertados são de criação de frangos, criação de suínos, horticultura, manejo de máquinas agrícolas e criação de peixes.    Para Cinira, a parceria "é muito importante para eles (EPAB) e também para o Instituto. É uma troca de experiência muito grande, uma vivência de uma outra realidade. A vinda desses professores de lá também é uma grande experiência para nós aqui", disse. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário