quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Alunos do Campus Uruçuca participam de evento internacional

Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IF Baiano - Campus Uruçuca participaram entre os dias 10 e 23 de outubro do Fórum Franco Brasileiro Ciência e Sociedade, que aconteceu em Arras, na França e que teve como temática “Agroecologia e Água”. Sob orientação da docente Cinira Fernandes, os estudantes Dimas Dantas, Itaiara Francisca Arcanjo, Kaelem Silva e Marcia Eduarda Santana foram escolhidos através do Edital 12/2015 do IF Baiano.

A docente Cinira Fernandes e os estudantes Dimas Dantas, Itaiara Francisca Arcanjo, Kaelem Silva e Márcia Eduarda Santana

Os discentes participaram de debates, seminários, oficinas e visitas técnicas. Já no Brasil conversamos com dois desses alunos. Dimas Dantas e Márcia Eduarda Santana contam sobre as experiências e os projetos levados para o evento.

Bem Baiano: Como foi a experiência em ser selecionado para o evento?

Márcia Eduarda: Foi muito boa, pois eu não tinha planos de fazer uma viagem internacional, até surgir essa oportunidade pelo IF Baiano que me deixou muito feliz. Jamais vou esquecer desse momento de ter sido selecionada para participar do Fórum Franco Brasileiro de Ciência e Sociedade.
Dimas Dantas: Muito gratificante por ser realmente uma ação de escolha por méritos e providências das atividades propostas para apresentação.

Bem Baiano: É a primeira participação de vocês em algum evento relacionado com o IF ?

Márcia Eduarda: Não, pois já participei de alguns encontros, simpósio e congresso sobre Agroecologia tanto no nosso estado (Bahia-Ilhéus, Uruçuca e Arataca) como em outro estado (Rio Grande do Norte - Mossoró).
Dimas Dantas: Fora do país sim. Internamente não, pois já participamos em outros eventos tanto como ouvintes como palestrantes.

Bem Baiano: Como foi o evento para vocês?

Márcia Eduarda: Espetacular. Muito bom, pois tivemos a melhor experiência do mundo tanto no âmbito de conhecimentos quanto no de vivência.
Dimas Dantas: Ótimo, pois lá houve uma grande interação entre os Institutos e a comunidade francesa.


Bem Baiano: Quais os projetos para o Campus após essa participação?

Márcia Eduarda: No primeiro momento iremos realizar uma devolutiva no IF Baiano para todos os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia com palestra constituída de apresentação e exposição das experiências vividas e/ou conhecimentos adquiridos por nos na França. Logo em seguida iremos realizar tal palestra nas escolas de 2º grau do município de Uruçuca com mesmos objetivos citados acima tendo como foco mostrar a Importância da Agricultura Agroecológica, que foi o assunto de maior destaque no Fórum Franco Brasileiro de Ciência e Sociedade.
Dimas Dantas: Maior interação entre a comunidade e ações de melhoria do campus como ações próprias de ensino, pesquisa e extensão.

Bem Baiano: Vocês pretendem seguir em frente com esse projeto?


Márcia Eduarda: Com certeza. De modo com que se faça presente o apoio do IF Baiano e outros envolvidos para a realização de tais atividades.
Dimas Dantas: Sim, tendo a maior efetividade de ação e de perpetuação na propagação do conhecimento.

Bem Baiano - Na opinião de vocês, como foi para Campus Uruçuca participar deste evento internacional pela primeira vez?

Márcia Eduarda: Uma oportunidade única e esplêndida por levar o nome do Instituto e por seguinte divulgá-lo de modo a mostrar o quanto ele apoia e incentiva os discentes a participar de tais eventos.
Dimas Dantas: Realmente de grande importância pois assim promove tanto a interação entre duas realidades diferentes, tanto em clima como em ação, bem como visualizar como podemos realmente está no campo certo como incentivador das atividades de pesquisa e extensão.


Bem Baiano: Quais as experiências mais legais vividas na viagem?

Márcia Eduarda - Ter feito visitas fascinantes, onde foi possível constatar que os habitantes de tais cidades que visitamos possuem a valorização de sua cultura sendo esta o marco para as atividades educativas e turísticas. Um bom exemplo disso é a Ilha de Córsega que tem como lema "A Agricultura é a nossa Cultura".
Dimas Dantas - Ver que tanto na França como no Brasil ainda existe certa rejeição pela agroecologia em ação, até mesmo lá ainda existe muita mecanização e devemos rever a transição agroecologica como meio de vida e de modificação de certos preconceitos.


O Fórum Franco Brasileiro “Ciência e Sociedade” é promovido pela Rede Brasil dos Estabelecimentos de Ensino Agrícola Francês, em parceria com o Ministério da Agricultura, La Direction Régionale de l’Alimentation, de l’Africultura et de la Forêt de Rhône-Alpes, o Conselho Regional de Nord-Pas de Calais e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário