sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Palestra discute Ergonomia e Saúde do Trabalhador no IF Baiano

Conforto e segurança resultando em melhor desempenho laboral. Essa é fórmula de sucesso da Ergonomia, um estudo que investiga métodos e ações para que a relação das pessoas com o seu ambiente de trabalho seja a melhor possível. Com o intuito de informar os servidores do IF Baiano sobre a importância da Ergonomia para a qualidade de vida no trabalho, o assunto o foi tema de palestra, realizada no último dia 29, durante as comemorações do Mês do Servidor Público, no IF Baiano (Reitoria). 

De acordo com o fisioterapeuta e ministrante da palestra, Gustavo Uzêda, a ergonomia é aplicada em desde o funcionário que passa horas sentado àquele que realiza trabalhos que exigem maior esforço e movimentação. Os pontos essenciais da ergonomia estão relacionados à segurança no trabalho  e à prevenção de acidentes laborais. 



A longo prazo, a ausência de cuidados com a ergonomia no ambiente laboral pode acarretar riscos à saúde, afastamentos, desmotivação e falta de satisfação no trabalho. 

Além disso, doenças podem surgir com a interação incorreta do indivíduo com seu local de trabalho. “Tanto físicas, como emocionais. Vai deixar a pessoa mais estressada e desenvolver outras doenças relacionadas ao estresse. Mas, geralmente, são doenças osteomioarticulares e nervosas, como tendinites, bucites, entre outras”, explica o fisioterapeuta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário