sexta-feira, 10 de junho de 2016

Ciência: de Catu para o mundo

Equipe de trabalho do IF Baiano – Campus Catu recebe premiação no México

Atualizada em 11/8/2016 às 9h28

Junho é um mês especial para o Instituto Federal Baiano (IF Baiano). O grupo de trabalho do professor doutor Saulo Capim apresentou a pesquisa “Utilização do óleo de canela (Cinnamomum Zeylanicum) na obtenção de substâncias com potenciais atividades analgésicas” no evento ESI-AMLAT2016 que aconteceu, em Mazatlán – México, entre 30 de maio e 3 de junho de 2016 com o tema “Donde el Talento y la Creatividad Convergen”



Promovido pelo MILSET AMLTA (Movimiento Internacional para el Recreo Científico y Técnico América Latina), o evento busca desenvolver entre jovens de todos os continentes (115 países aproximadamente) a cultura científica por meio de feiras nacionais, regionais e internacionais. Na oportunidade, Saulo e sua equipe receberam duas premiações de destaque internacional: credenciais para a participação no XI Foro Internacional de Ciencia e Ingeniería na cidade de Santiago no Chile em 2017 e na ESI Mundial 2017, Milset Internacional na cidade de Fortaleza em 2017.

O reconhecimento do trabalho científico vem de uma atividade realizada há dois anos cujo objetivo é realizar uma síntese de três substâncias com potenciais atividades analgésicas e anti-inflamatórias (óleo da canela como etapa chave) a serem utilizadas para inibir a dor e as inflamações. “As substâncias extraídas de produtos naturais torna-se a cada dia uma fonte infindável na busca por novas moléculas que venham a auxiliar nos processos de combate a dor aguda e crônica da sociedade em geral”, explica o pesquisador.

Realizada em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a primeira realiza os testes de analgesia utilizando camundongos e a segunda, os testes de toxicidade contra parasitas frente a outras patologias (a exemplo da leishmaniose), o trabalho tem um impacto positivo porque, segundo o professor Saulo, estudos mundiais mostram que 30% da população sofrem com alguma dor aguda ou crônica. Muitos analgésicos que estão no mercado (ibuprofeno, naproxeno, cetoprofeno, indometacina, acido acetil salicílico, conhecidos como anti-inflamatórios não-esteroidais) causam úlceras gástricas como efeitos colaterais e também os analgésicos do tipo opióides que têm como conhecido a morfina que apresenta dependência no sistema nervoso central”, esclarece.

Em entrevista ao Bem Baiano, estudantes participantes da pesquisa falam sobre a vivência científica: interesse, desafio, premiação e expectativa.

Bem Baiano - Como despertou o interesse em participar de projeto de pesquisa?
Werleson Reis (estudante do curso técnico em química, integrado) - A pesquisa sempre foi uma fonte inspiradora em minha vida. O desejo de buscar novos conteúdos fora da sala de aula e participar do universo científico foram determinantes para iniciar minha participação em projetos de pesquisa.
Anna Barbosa (estudante do curso técnico em química) - Depois de ver meus colegas desenvolvendo as atividades, tive curiosidade e, quando entendi do que se tratava, quis participar.
Bruno Oliveira (estudante do curso técnico em química, integrado) - Primeiramente pela curiosidade em saber como funciona o mundo científico, depois ao observar em meu campus alguns projetos, ouvir sobre os congressos e ver quão proveitoso poderia ser. Pensei logo quais áreas e ideias estariam mais próximas a mim e que pudessem me inserir também nesse contexto e foi assim o começo de tudo.

Bem Baiano - O que mais gosta em estar envolvido com pesquisa no IF Baiano?
Werleson Reis - Primeiro o fazer ciência é motivador, instigante e prazeroso. Segunda, a oportunidade que o IF Baiano proporciona é relevante para que o estudante continue buscando voos altos e, por último, a contribuição para solução de um problema social ou de bem-estar da sociedade.
Anna Barbosa - Gosto e acho interessante o fato de poder aprender sempre mais, conhecer e descobrir sempre coisas novas. É desafiador o fato de, às vezes, ter que estudar assuntos e técnicas totalmente desconhecidos a mim.
Bruno Oliveira - O que mais gosto é, sem dúvida, toda a visão de mundo que é adquirida, principalmente quando expomos nossa ideias em feiras de diversos estados com muitas culturas e as mais varias formas de ciência, essa é a melhor parte. A troca de conhecimento, o prazer de demostrar um trabalho que é sempre desenvolvido pensando nas pessoas e na resolução de problemas no geral.
O mais interessante é como se pode fazer ciência em quase tudo, afinal sempre existe um problema, sempre existe algo a melhorar sempre vai haver algo novo pra se descobrir e pode surgir aí os mais variados resultados que as ferramentas da ciência nos permita e, sem dúvida, isso é o mais desafiador também usar os recursos que se tem que, às vezes, são poucos pra chegar em algo às vezes revolucionário.

Bem Baiano - O que espera alcançar após essa conquista do projeto?
Werleson Reis - Que as novas gerações de estudantes sintam-se motivados a participar de projetos de pesquisa com dedicação, porque é muito válido.
Anna Barbosa - A patente do projeto.
Bruno Oliveira - Alcançar aí o que nos for permitido desde patentear a ideia a conseguir uma parceria numa empresa, novos rumos que façam o projeto poder chegar as pessoas. Que façam nosso objetivo principal se concretizar.

Bem Baiano - Expectativa quanto ao seu futuro profissional?
Werleson Reis - Profissional capacitado que busca sempre contribuir para o desenvolvimento da ciência de modo geral.
Anna Barbosa - PhD em oncologia.
Bruno Oliveira - Poder levar na bagagem tudo que foi aprendido sobre ciência, poder aplicar esses princípios em qualquer carreira que seja possível produzir e/ou fazer algo sempre pensando no bem estar das pessoas, espero continuar dando o melhor de mim, ser provedor de conhecimento assim como um dia o conhecimento me foi passado e continua sendo.

Fazer Ciência é construir um mundo melhor...”

- Werleson Reis, estudante do curso técnico em química, integrado -



Fazer Ciência é desenvolver de forma prática

aquilo que você escuta por alto a vida inteira”

- Anna Barbosa, estudante do curso técnico em química -



Fazer Ciência é fazer o bem, resolver problemas

e promover novos horizontes”

- Bruno Oliveira, estudante do curso técnico em química -

Próximo passo:

  • Entrar com o pedido de Invenção junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Período para carta patente no Brasil: média de cinco a sete anos.

Outros projetos (com a palavra o professor doutor Saulo Capim):
(Área Química Orgânica Medicinal)
Parcerias: Professora Cristiane Vilarreal da UFBA (Universidade Federal da Bahia)
Professora Jane Santos da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz)

    1) Caracterização físico-química do extrato oleoso de alho roxo (Allium sativum) e sua utilização na produção de uma pomada natural inibidora das toxinas causadas por picadas de abelhas:
Objetivo: realizar a caracterização físico-química do extrato oleoso de alho roxo (Allium sativum) e utilizar o mesmo na produção de uma pomada natural inibidora das toxinas causadas por picadas de abelhas.
Importância: ao realizar uma pesquisa dos compostos bioativos presentes no alho roxo, foi observado que o mesmo tem sido amplamente reconhecido como agente de prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e outras doenças metabólitas como aterosclerose, hiperlipidemia, trombose, hipertensão e diabetes, além de possuir uma variedade de efeitos biológicos como atividade antimicrobiana, anti-inflamatória e anticâncer e muitos desses efeitos podem estar relacionados às suas atividades antioxidantes.
Pensado nisso, resolvemos estudar e pesquisar em específico o caso de abelhas e produzir um inibidor das toxinas liberadas no momento da picada utilizando o extrato de alho como princípio ativo na produção de uma pomada com propriedades químicas que venha a inibir a proliferação de bactérias e inflamações causadas pela peçonha do inseto auxiliando desta forma, os profissionais (apicultores) que trabalham diretamente com as abelhas bem como a sociedade em geral.
Resultados: foi realizado o controle de qualidade da pomada sendo avaliados os itens aspecto, consistência, cor, odor e pH, que continuam sendo avaliados no estudo de estabilidade acelerada. O estudo da ação da referida pomada será realizado em apicultores na região do Campus Catu como alternativa para inibição das toxinas causadas por picadas de abelhas, sendo que até então os testes de controle de qualidade a atividade biológica realizados com a pomada mostraram resultados satisfatórios e, sendo esta produzida a um custo muito baixo e com perspectivas de produção industrial.
Estudantes: Gabriel Lago, Iure Santos e Isadora Carvalho.

    2) Potencial do algodão de seda (calotropis procera) no tratamento da papilomatose (verrugas) em bovinos:
    Objetivo: utilizar o látex e o extrato oleoso da planta Calotropis procera como um produto natural com a finalidade de inibir o vírus que causa papilomatose (verrugas) em bovinos, auxiliando desta forma, fazendeiros e a sociedade em geral difundindo assim a pesquisa e o conhecimento científico.
    Importância: buscamos estudar as propriedades da planta Calotropis procera popularmente conhecida como algodão de seda, e seu potencial no tratamento da papilomatose (verrugas) em bovinos, visto que, na História da humanidade, as plantas sempre foram utilizadas como instrumentos de cura para o tratamento de diversas enfermidades. Pois, sendo a Calotropis procera uma planta laticífera pertencente à família Apocynaceae constituída por um grande número de moléculas bioativas que apresentam relevantes propriedades farmacológicas que inclui anti- e pró-inflamatória, antitumoral, cicatrizante, antimicrobiana, entre outras, sendo que as proteínas extraídas desta planta possuem múltiplos efeitos imunomodulatórios
    Resultados: após extração do extrato da planta e também do látex os mesmos foram aplicados nos papilomas dos bovinos em concentrações que variaram de 25% do extrato em acetona e na concentração de 100% in natura. Após a aplicação da substância nas diferentes concentrações percebeu-se que, em ambas as concentrações de 25% e 100 do extrato da planta Calotropis procera, ocorreu rompimento do papiloma, sendo que a concentração em 100% foi mais eficaz. Contudo, foi observado que, após 24 horas da aplicação, ocorreu inchaço na localidade da aplicação. Fato que só diminuiu após 5 dias.
    Observou-se que apesar de também ter tido uma atividade farmacológica contra os papilomas dos bovinos entre o segundo ao quinto dia da aplicação do extrato da planta Calotropis procera houve uma certa irritação e inchaço na pele dos animais, portanto como forma de buscarmos uma melhor alternativa de tratamento do papiloma sem causar efeitos adversos aos animais, tivemos a ideia de produzir um creme utilizando vaselina sólida e o látex, visto que este não causou irritação no local da aplicação do papiloma. Desta forma, foi produzida uma quantidade de 30 gramas nas seguintes concentrações de misturas para ser aplicado nos animais: (30:70% vaselina/látex, 50:50% vaselina/látex, 70:30% vaselina/látex) bem como vaselina sólida e o látex para efeitos de controle. Esta ideia foi impulsionada pelo simples fato da mistura vaselina/látex permanecer por mais no local de aplicação, fato este que não era tão satisfatório quando só aplicado o látex in natura. Após a preparação das misturas as mesmas foram aplicadas nos papilomas dos animais. Os resultados desta análise ainda estão em curso, mais o fato é que dentre as concentrações do látex na mistura com vaselina a mistura de 1:1 vaselina/látex é a que tem demonstrado maior eficácia no rompimento dos papilomas nos animais sem causar efeitos adversos aos animais.
    Estudantes: Klayton Valverde, Caio Falcão, Matheus Falcão e Lucas Falcão.

    3) Estudo dos Impactos Ambientais e análise de metais pesados no Aterro Sanitário do Município de Catu: Aplicação de Ferramentas de Melhoria Ambiental Através de Oficinas de Reciclagem:
    Objetivo: realizar análises físico químicas e dos níveis de Cádmio (Cd), Chumbo (Pb), Cobre (Cu), Cromo (Cr) e Mercúrio(Hg) em amostras do solo e chorume coletados no aterro sanitário de Catu-Baiano e, a partir destes dados, desenvolver e promover atividades em escolas com parceria da gestão municipal do município de Catu-BA, que envolva a reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos favorecendo a conscientização por parte do público estudantil sobre a problemática do lixo.
    Importância: este trabalho tem como meta realizar um diagnóstico sobre a qualidade do solo e no liquido lixiviado na área de disposição do aterro sanitário no município de Catu no estado da Bahia através de análises químicas e índice de concentrações de alguns metais pesados: Cd, As, Cr, Al e Hg, com o objetivo de avaliar as consequências da liberação do chorume no solo de forma desordenada e sem nenhum tratamento.
    Consequentemente de posse destes dados, expor os problemas gerados pelo descarte inadequado de resíduos, contribuindo com a inserção da educação ambiental por meio de palestras e oficinas de reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos auxiliando assim a sociedade do município de Catu-BA, na adoção de novas práticas ambientais, que venham a contribuir com a promoção e o desenvolvimento regional desenvolvendo na comunidade uma visão de mundo que desperte a consciência e gere mobilização em favor da preservação do meio ambiente.
    Resultados: a pesquisa pôde trazer algumas informações no que diz respeito aos resíduos sólidos e orgânicos disposto em locais inadequados e seus impactos no solo. No entanto, por meio da educação ambiental nas escolas do município, foi possível realizar palestras e oficinas a fim de conscientizar a sociedade sobre os riscos, impactos, e algumas medidas que podem ser tomadas para amenizar os riscos a saúde e os impactos diretos no solo como, por exemplo, a diminuição de resíduos orgânicos depositadas no aterro sanitário. As medidas e os valores encontrados relacionados aos parâmetros físico-químicos e analíticos contribuíram para ratificar a contaminação causada no solo ao redor do aterro sanitário, desta forma pode-se verificar a viabilidade de tratamento deste solo diminuindo assim a degradação ambiental e melhorando a qualidade de vida da população da cidade de Catu.
    Estudantes: Ysla Malena, Ronaldo Pinto, Genesio Martins, Hanna Dias e Larissa Andrade.

    4) Síntese de novos híbridos moleculares a partir da prednisona com anti-inflamatórios não esteroidais:
    Objetivo: sintetizar uma série de cinco novos compostos inéditos provenientes da estratégia de hibridação molecular da Prednisona com vários anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) possuindo grupo funcional de cloretos de ácido.
    Importância: torna-se pertinente a síntese de novas moléculas por meio da estratégia da hibridação molecular, o estudo e a produção de novos analgésicos que cumpram com seu objetivo (alívio da dor) bem como apresente menores efeitos adversos.
    Resultados: de acordo aos objetivos propostos neste trabalho, foram sintetizados cinco híbridos moleculares inéditos, tendo como material de partida a prednisona com cinco AINEs comerciais utilizando da estratégia da hibridização molecular, obtendo-se produtos com rendimentos entre 16,5% a 90%. Além disso, foi realizado a caracterização dos híbridos moleculares, por meio das técnicas de Infravermelho (IV) e RMN (1H).
    Dito isto, este trabalho tem como perspectivas: caracterizar todos os compostos por meio da técnica de RMN 13C e espectroscopia de massas; estudar formas de melhorar os rendimentos das reações realizadas nesta pesquisa; realizar testes biológicos dos compostos híbridos obtidos para comprovar atividade antinociceptiva.
    Estudante: Quelli Larissa Oliveira

    5) Síntese diastereosseletiva de novos derivados tetraidropirânicos com potencias leishmaniciadas:
    Objetivo: Sintetizar diastereosseletivamente três novos derivados tetraidropirânicos substituídos utilizando aldeídos aromáticos com grupo nitro como etapa-chave via a reação de ciclização de Prins com potencial leishmanicida.
    Importância: a busca de novos fármacos para o tratamento da leishmaniose contribui para o desenvolvimento da Química Medicinal e, consequentemente, para a sociedade. Esta pesquisa se mostra relevante, na medida em que estes novos fármacos podem apresentar melhores índices terapêuticos, menor toxidade e menor custo.
    Resultados: os objetivos do trabalho foram alcançados na medida em que desenvolveu-se uma síntese de três novos derivados tetraidropirânicos, utilizando-se as reações de ciclização de Prins a partir de (orto, meta e para) nitrobenzaldeídos para a construção em forma diastereosseletiva 2,4,6- cis de anéis tetraidropirânicos. Sendo que os rendimentos tiveram uma média de 58,85 % que poderá ser melhorado em uma futura continuação da pesquisa. Os novos derivados tetraidropirânicos foram caracterizados no Infravermelho e Ressonância Magnética Nuclear (RMN) para confirmar a estrutura desses compostos. Esta pesquisa tem a perspectiva de continuar através de uma rota sintética que pode-se estudar a relação da influencia dos grupos funcionais na atividade biológica desses novos derivados tetraidropirânicos. E também a preparação de outros derivados tetraidropirânicos, visando obter compostos mais ativos frente à patologia estudada.
    Estudantes: Anna Clara barbosa, Bruno oliveira, Werleson Reis e Genesio Martins.

    6) A utilização do óleo de Canela (cinamommum zeylanicum) na obtenção de substâncias com potenciais atividades analgésicas:
    Objetivo: realizar a síntese de três substâncias com potenciais atividades analgésicas e anti-inflamatórias utilizando o óleo da canela como etapa chave, através de transformações de grupos funcionais por meio de reações de redução e oxidação tendo a Química Orgânica como base e que possam ser utilizados em processos para inibir a dor e inflamações no geral.
    Importância: inúmeros grupos de pesquisa em todo o mundo têm voltado sua atenção para a validação, à busca e identificação de novas substâncias que apresentem atividade analgésica e anti-inflamatória eficazes e que sejam capazes de inibir a dor com maior eficácia ou similares à morfina e que possam controlar e reparar os efeitos adversos e o quadro fisiopatológico suscitado da dor, produzido em menor tempo, com baixo custo.
    Nesta perspectiva, as substâncias extraídas de produtos naturais torna-se a cada dia uma fonte infindável na busca por novas moléculas que venham a auxiliar nos processos de combate a dor aguda e crônica da sociedade em geral.
    Portanto, busca-se neste projeto realizar a obtenção substâncias com potenciais atividades analgésicas e anti-inflamatórias utilizando o óleo da canela como etapa chave, através de transformações de grupos funcionais e utilizando a Química Orgânica Medicinal como base e que possam ser utilizados em processos para inibir a dor e inflamações no geral.
    Resultados: estes novos compostos foram bioavaliados in vivo em testes de retirada de cauda (tail flick), tendo destaque para um dos compostos, que apresentou uma maior atividade analgésica.
    Estudante: Quelli Larissa Oliveira

    7) Análise dos índices de desperdício de alimento e sua reutilizando como adubo orgânico e biogás no campus Catu:
    Objetivo: conscientizar os estudantes da importância quanto ao desperdício de alimento no refeitório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu e reutilizar o alimento desperdiçado transformando em adubo e biogás.
    Importância: os prejuízos gerados com o desperdício de alimentos no Brasil atingem vários campos. É um problema socioeconômico e de saúde pública para a população; é um grande prejuízo financeiro para os cofres públicos e para a iniciativa privada; e somado a isso tudo, existe o problema ambiental, gerado por impactos ambientais negativos provocados pelo alimento que, uma vez desperdiçado, torna-se lixo ou resíduo sólido orgânico.
    Resultados: Projeto ainda está em fase de coletas de dados e desenvolvimento.
    Estudantes: Francisco Paulo Júnior e Tamara Alves

    8) Síntese, Caracterização Físico-Química, Avaliação da Atividade Biológica e Toxicológica de Novas Substâncias Análogas do Composto (±)-[4-Cloro-6-(Naftalen-1-ila)-Tetraidro-2H-piran-2-ila] Metanol: Prospecção de Novas Substâncias Bioativas:
    Objetivo: conscientizar os estudantes da importância quanto ao desperdício de alimento no refeitório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu e reutilizar o alimento desperdiçado transformando em adubo e biogás.
    Importância: o impacto científico esperado para este projeto, além da síntese e bioavaliação de 24 substâncias com potenciais atividades biológicas, será a consolidação de um grupo de pesquisa voltado para a temática da Química Orgânica Medicinal, contribuindo com a formação científica e profissional dos pesquisadores colaboradores e estudantes do IF Baiano envolvidos, bem como o desenvolvimento da pesquisa e extensão. Despertando desta forma, o interesse e envolvimento dos estudantes em investigações científicas, desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas e compreensão de resultados e significados de pesquisas na manipulação dos materiais e equipamentos.
    Resultados: Projeto ainda está em fase de coletas de dados e desenvolvimento.
    Estudantes: Daniele Vivian e Daiane Pimenta.


    Fotografia: Acervo / Saulo Capim
     

Um comentário: