quarta-feira, 20 de julho de 2016

Professor e estudantes unem conhecimentos matemáticos e técnicos para melhor aproveitamento da água

Está em andamento o projeto “Água Consciente”, coordenado pelo professor de matemática Leandro Teixeira. A ideia surgiu ao observar o uso de água encanada para regar a horta do Campus Valença.Por se tratar de um campus do Instituto Federal que possui cursos na área de meio ambiente, achei fundamental sensibilizar servidores e estudantes a respeito da importância do consumo responsável e da reutilização da água”, disse Leandro.


Através do projeto, o professor tem aplicado conhecimentos de Geometria Espacial na captação e armazenamento de água da chuva, além de aliar os conhecimentos dos estudantes adquiridos em disciplinas de áreas técnicas a serviço da comunidade. Os estudantes pesquisaram sobre formas de economia e reuso da água, “desde a reutilização de água de máquinas de lavar até economia com a água utilizada em vasos sanitários”, esclareceu o professor.

O projeto está sendo aplicado nas comunidades do Bate Quente, Baixa Alegre e região da Aldeia, onde o grupo já está desenvolvendo um sistema para captar água da chuva, reutilizando-a em irrigação, limpeza e hidratação animal. “Percebo que as pessoas concordam com a importância de usar a água de modo responsável. Muitas vezes, o fator financeiro estimula a economia desse recurso. Porém, mostrando a importância ambiental do bom uso e da reutilização da água, muitos se sensibilizam a mudar atitudes em relação ao consumo”, falou Leandro.

Os estudantes do IF Baiano, Alex Sato, Breno de Queiroz, Eliabe Paulo, Fágner Moreno e Ygor Paixão vão partilhar o conhecimento em escolas municipais, através de palestras e oficinas para comunidade. Para Alex, estudante de Agroecologia do Campus Valença, o projeto “proporcionou um novo meio de obter conhecimento e experiência. Pude exercitar conhecimentos matemáticos como cálculos de áreas e outras equações. Aprendi também a confeccionar um sistema para captar água e aplicar o que foi aprendido em sala de aula”, disse.

Com a iniciativa, o grupo está se preparando para participar do 10º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva, que será realizado em Belém (PA). O projeto está ligado ao Núcleo de Estudos em Agroecologia do IF Baiano. 

Fotos: Josué Castro 

Um comentário:

  1. Parabéns ao professor Leandro Teixeira pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo juntamente com seus alunos. Espero que os mesmos venham obter cada vez mais conhecimentos e experiências no decorrer deste projeto, pois é de suma importância estas experiências para sua vida cotidiana. Parabéns a todos e muito sucesso! Ass: Jacky Almeida

    ResponderExcluir