sexta-feira, 29 de julho de 2016

Agroecologia: “formação e preparação de cidadãos conscientes”

IF Baiano oferta curso técnico em 3 campi e superior em 1 campus

Um curso ligado à natureza. Foi o que motivou a Fetinga Ruggeri quando se inscreveu no
Processo Seletivo do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) no Campus Valença e escolheu o curso técnico em agroecologia (forma integrada). “Conhecer, aprender mais sobre a natureza”, declara sobre o mais interessante em seu curso. “É um curso que trata também de preservação, assunto que precisa urgente ser debatido”, complementa Julia Queiroz, estudante da mesma turma de Ruggeri.


O curso técnico, segundo Sérgio Almeida, coordenador em agroecologia no Campus Valença, objetiva “formar profissionais preparados para atuarem tanto de forma individual quanto em equipes multidisciplinares no planejamento e na orientação do manejo de agroecossistemas sustentáveis no bioma Mata Atlântica e na assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares em projetos de conservação de recursos naturais, de manejo agroecológico do solo, de conservação de solo e água, de manejo ecológico de pragas e doenças e implantação e manejo de sistemas agroflorestais na perspectiva do 'Produzir Conservando e Conservar Produzindo'”, afirma o professor.

Em Valença, são os jovens entre 15 e 19 anos, filhos ou não de agricultores, que residem nos municípios do Território Baixo Sul da Bahia e buscam a formação. Através do curso, eles podem vivenciar no campo o aprendizado da sala de aula, declara Almeida. O professor diz que, no campus, eles possuem um “espaço urbano (sede) e um, rural (Fazenda Aldeia, a 7 km da sede). Em todos eles, são realizadas aulas práticas, especialmente na Fazendinha Agroecológica, localizada dentro da Fazenda Aldeia. Os estudantes aprendem os princípios e os fundamentos científicos da agroecologia, sendo 25% da carga horária de aulas práticas”, detalha sobre o funcionamento prático do curso.

Para as estudantes, estudar agroecologia significa o exercício do aprendizado teórico na prática, a possibilidade de estar na área que desejam, as experiências de vida e a descoberta de lidar de maneira simples no manejo. “Com pouco tempo de curso, o aluno muda sua visão sobre muitas coisas que antes não se importava”, pontua a estudante Queiroz. “É um curso que precisamos para entender o mundo em que vivemos”, complementa a estudante Maria Souza.

O professor Sérgio reforça que o curso “tem um papel fundamental na formação e na preparação de cidadãs e cidadãos conscientes de que é possível, é necessário e é urgente a concretização da máxima 'Produzir Conservando e Conservar Produzindo', pois disso depende nossa existência planetária harmoniosa com bem-estar e qualidade de vida para toda a humanidade”, finaliza
 


Por ser um lugar de alto nível de professores, bom rendimento dos alunos que se dedicam e que ao sair dão bons frutos”

- Julia Queiroz, estudante do curso técnico

em agroecologia, 2o ano, Campus Valença-



Onde atua:



  • Fazendas;
  • Assentamentos de reforma agrária;
  • Reservas extrativistas;
  • Associações;
  • Cooperativas de agricultores familiares;
  • Empresas públicas e privadas de assistência técnica e extensão rural.



Onde estudar:



Curso técnico:














Curso superior:








- Edital do Processo Seletivo 2017 será lançado no 2o semestre (cursos técnicos) / Seleção para curso superior pelo Enem/Sisu



Fotografia: Acervo pessoal / Sérgio Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário