segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Projeto InfoValença busca oportunizar e aproximar IF Baiano da comunidade

Inscrições para curso de informática
vão até 31 de agosto

De um conversa com estudantes sobre a importância da existência de políticas de inclusão digital na região de Valença, o professor de informática Gustavo Sabry pensou e criou o projeto de extensão “InfoValença: um projeto de inclusão digital para a população de Valença/BA". “A renda domiciliar per capita mensal dos cidadãos é extremamente baixa, o que acarreta na falta de oportunidades para grande parte desses, principalmente no ramo tecnológico”, diz Sabry. 

A proposta que começou em junho objetiva “dar oportunidades para todos e prepará-los (moradores) para o mercado de trabalho de uma forma mais qualificada, uma vez que sabemos que o avanço tecnológico está em bastante crescimento e conhecimentos sobre informática estão se tornando cada vez mais necessários. Ao fim do curso, esperamos ter dados para que possamos melhorar e/ou ampliar o projeto, buscando parcerias e beneficiando a comunidade local”, explica o professor.

Para esta primeira edição do curso gratuito de informática que será ofertado para duas turmas (uma de adolescentes – 12 a 17 anos e outra de adultos – a partir de 18 anos), 50 participantes terão acesso a conteúdos como: evolução da informática; sistemas operacionais; hardware e software; internet e segurança na internet; editor de texto (Writer); criação de apresentações (Impress); planilhas eletrônicas (Calc). “É importante proporcionar acesso a computadores às pessoas que não tiveram (ou não têm) oportunidade, uma vez que o mundo moderno está cada vez mais focado na evolução tecnológica. Oportunidades como essa são essenciais para uma integração benéfica entre o Instituto e a sociedade local”, enfatiza Gustavo.

Sabry destaca que espera “manter esse projeto nos próximos anos para aproximar o Instituto e a comunidade, trazendo benefícios para todos. É extremamente importante para os alunos do IF Baiano terem contato com a realidade local e se aproximarem dos cidadãos, repassando o que aprenderam”, conclui.








Duração: 7 meses



Equipe:

Gustavo de Araujo Sabry (orientador);

Alessandra Conceição dos Santos, Aline Alves da Silva, Karolyne de Oliveira e Kivia Karolainne Silva de Queiroz (estudantes).



Certificado ao fim do curso

Fotografia: Acervo pessoal / Gustavo Sabry

Nenhum comentário:

Postar um comentário