quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Projeto visa melhorar a cadeia produtiva em assentamento

O projeto “Produção de Caprinos e Ovinos no município de Santa Inês” vem desenvolvendo técnicas para melhorar a produção e rendimento com baixo custo, de forma sustentável, no assentamento Marisa Lula da Silva.

Através da capacitação de pequenos produtores, o professor do IF BaianoCampus Santa Inês, Tarcizio Vilas Boas, e o estudante bolsista, Pedro de Jesus, fazem visitas técnicas com o objetivo de melhorar as condições sanitárias dos animais e realizar o aproveitamento dos alimentos provenientes na própria propriedade desses produtores.


Para o professor a importância do projeto é “valorizar e mostrar a viabilidade da produção de caprinos e ovinos na região”. Cerca de 10 famílias de produtores estão sendo atendidas. Além da melhoria da produção animal, o projeto fomenta o associativismo e incrementa a qualidade do produto final (carne e leite).

Para o estudante do bacharelado em Zootecnia, Pedro de Jesus, desenvolver o projeto é uma oportunidade para colocar em prática os conteúdos de sala de aula. “Analisando o panorama atual do agronegócio local e promovendo mudanças para melhor, juntamente com as comunidades, consequentemente levarei experiência para o mercado de trabalho”, afirmou.
Com a finalização do projeto, o professor Tarcizio pretende dar continuidade a investigações científicas e aplicar o projeto em outros assentamentos. De acordo com ele, alguns resultados já podem ser percebidos, em aspectos como: a análise do solo para plantio de palma forrageira, capim elefante e produção de feno, além do manejo sanitário e reprodutivo.

Fotos: Pedro Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário