segunda-feira, 8 de agosto de 2016

IF Baiano oferta curso técnico em zootecnia em três campi

Os futuros profissionais atuarão na cadeia produtiva animal e na criação de animais domésticos

Sempre quis atuar profissionalmente em algo voltado para o cuidado / a sanidade animal por trabalhar com produção animal”, declara Raiane Silva, estudante do 3o semestre do curso técnico em zootecnia, forma subsequente, no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Senhor do Bonfim, sobre seu interesse na área. Foi a escolha dela pelo IF Baiano para sua formação técnica que favorece o passo para esse futuro: “tem uma boa estrutura de unidades educativas de campo com animais para as aulas práticas e conta com profissionais qualificados”, diz. 




A coordenadora Larissa Souza relata que o técnico em zootecnia, segundo o Catálogo Nacional de Cursos, atua “em toda a cadeia produtiva animal e na criação de animais domésticos. Colabora nas atividades de planejamento e controle da produção animal. Elabora, aplica e monitora programas de manejo preventivo, higiênico e sanitário na produção animal, objetivando a melhoria da produtividade e da rentabilidade. Presta assistência técnica e extensão rural na área de produção animal. Implanta e maneja pastagens, aplicando procedimentos relativos ao preparo e à conservação do solo e da água”, pontua a professora.

Assim, durante o curso, estudantes vivenciam no cotidiano do Campus Senhor do Bonfim uma mescla entre a teoria e a prática: “após a aulas teóricas, os alunos participam das aulas práticas nas Unidades Educativas de Campo. Nessas aulas, eles aprendem aspectos relativos a anatomia e fisiologia animal, manejo diário dos animais, de forma a promover melhorias na criação desses”, destaca a coordenadora do curso. Um preparo para o futuro que irá exigir que eles entendam “as mudanças e os avanços no cenário da produção animal e trazê-las para o cotidiano de suas atividades profissionais; a nova tendência de modernização em métodos de produção animal”, aponta Larissa.

Para William Oliveira, estudante do 3o semestre, a formação agrega conhecimento à sua atuação na área de pecuária porque ele convive com profissionais de grande experiência. “O mais interessante é conviver com professores que têm experiência no campo, agregando maior conhecimento da área e o que mais me motiva são as disciplinas que eu não possuía conhecimento anterior ao curso”, enfatiza Oliveira. “O curso agrega conhecimento científico ao que fazemos na prática (nas propriedades rurais), sendo importantíssimo para nós, profissionais, na hora de ajudar o produtor”, afirma o estudante William. “O mais interessante é a forma como os professores transmitem conhecimento para cada aluno, fazendo com que nós tenhamos contato com o animal, o que tornam as aulas interessantes, não ficando em algo monótono repetitivo e apenas na teoria. Os professores estão sempre dispostos a tirar qualquer dúvida, a conversar com alunos, sempre motivando e apoiando os mesmos”, conclui a estudante Raiane.

São nas aulas práticas onde aprendemos como atuar nas propriedades, levando o conhecimento aprendido na sala de aula para o campo, lidando melhor com as técnicas para entrar no mercado de trabalho sem grandes dificuldades”

- Wiliam Oliveira, estudante do curso técnico

em zootecnia no IF Baiano/Campus Senhor do Bonfim -





O curso técnico em zootecnia alinha-se aos propósitos do IF Baiano na oferta de educação pública, objetivando o desenvolvimento local e regional por intermédio da oferta de ensino profissionalizante de qualidade e da promoção da pesquisa aplicada”

- Larissa Souza, coordenador do curso técnico em zootecnia -





Onde estudar:



Curso técnico












Curso superior




Curso (Campus Senhor do Bonfim)



Duração: 1 ano e meio (mínima);

Oferta: duas turmas (matutino e vespertino);

Carga horária: 1.200 horas mais 200 horas de estágio supervisionado.



- Edital do Processo Seletivo 2017 será lançado no 2o semestre (cursos técnicos) / Seleção para curso superior pelo Enem/Sisu


Entenda as diferenças:



Fotografia: Acervo / Coordenação do curso



Nenhum comentário:

Postar um comentário