quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Pesquisa analisa relação entre urbanização e saneamento básico

Projeto do IF Baiano / Campus Valença faz diagnóstico de impactos ambientais em Guaibim

Em julho, a pesquisadora Maria Auxiliadora Freitas, docente do Instituto Federal Baiano (IF
Baiano) – Campus Valença, juntamente com as estudantes do curso técnico em meio ambiente Lediane Souza e Rosita Sena, estiveram no IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (COBESA) para apresentar uma das etapas do projeto de pesquisa “Insuficiência de saneamento e impactos socioambientais: a situação do distrito de Guaibim localizado no município de Valença-Bahia”.


O projeto que objetiva diagnosticar os impactos ambientais decorrentes da insuficiência de saneamento ambiental no distrito Guaibim (Valença/BA) pretende identificar e classificar esses impactos no entorno do distrito. A partir dos resultados, a pesquisadora diz que “percebeu a necessidade de associar planejamento urbano e ambiental a princípios e atividades inseridos no saneamento básico para que seja mantida a saúde da população equilibrada”, destaca.

Freitas complementa que “se faz necessário o auxílio dos governos, assim como de diversos atores sociais que estão inseridos neste contexto, de forma a colaborar com uma fiscalização mais efetiva que garanta o cumprimento das leis (investimento nos eixos do saneamento) e assegure uma garantia maior de conforto e segurança da população”, reforça.

A pesquisa que começou a partir das atividades práticas nas disciplinas com estudantes de meio ambiente tem como público estudantes, moradores da região, turistas e especialistas de diversas áreas. “As causas e os impactos ambientais potencialmente diagnosticados foram submetidos à análise específica de impacto ambiental ao qual foi considerado crítico e de extrema relevância social, entre eles: destino inadequado dos resíduos sólidos, queimadas e insuficiência de educação ambiental e sanitária”, declara a pesquisadora Freitas sobre o impacto do projeto na região.



" O projeto proporcionou experiências únicas as quais levarei para qualquer área de atuação profissional: aprendi a trabalhar em grupo, ter responsabilidade, montar um artigo, visão crítica sobre diversos assuntos envolvidos , um olhar bilateral e falar em público" - Rosita Sena, estudante do curso de meio ambiente -



Grupo de pesquisa Linguagens, Cultura e Ambiente:


  • Trabalha com ações de pesquisa no âmbito multidisciplinar;
  • Composição: docentes do IF Baiano / Campus Valença.

Equipe:

Maria Auxiliadora Freitas dos Santos (professora);

Lediane Araujo Souza e Rosita Sena (estudantes).

Fotografia: Acervo pessoal / Maria Auxiliadora Freitas, Lediane Souza e Rosita Sena
Legenda: Apresentação do trabalho no COBESA - UFRB




Nenhum comentário:

Postar um comentário