terça-feira, 16 de agosto de 2016

Que tal trabalhar com informação espacial? Faça o curso técnico em agrimensura

IF Baiano oferece formação em três campi

No Instituto Federal Baiano (IF Baiano), localizado nos municípios de Catu, Senhor do Bonfim e Uruçuca, é possível buscar a formação técnica na área de agrimensura. “O curso habilita profissionais para trabalhar fundamentalmente com informação espacial, fornecendo suporte a diversas áreas que necessitam de dados georreferenciados, como: construção civil, agropecuária, meio ambiente, transportes, telecomunicações, turismo, entre outras”, fala a coordenadora do curso no Campus Senhor do Bonfim, Aldenice Cardoso. 

Segundo a professora Aldenice, o concluinte terá adquirido competências como: “aplicar a legislação e as normas técnicas vigentes; identificar as superfícies, os sistemas de referência, as projeções cartográficas e os sistemas de coordenadas; planejar serviços de aquisição, tratamento, análise, conversão de dados e execução de georreferenciados, selecionando técnicas e ferramentas adequadas e utilizando software específicos; organizar e supervisionar equipes de trabalho para execução de levantamento topográfico e mapeamentos; executar levantamentos topográficos, utilizando métodos e equipamentos adequados”, diz.

Com o andamento conjunto da teoria e da prática, os estudantes recebem orientações quanto aos seus próprios equipamentos (calça, bota, camisa de manga comprida e chapéu), além de usar protetor solar e beber muita água, explica a professora Cardoso. “Eles aprendem em topografia, por exemplo, nivelamento geométrico, levantamento altimétrico, representação de curvas de nível, planta planialtimétrica; em projeto geométrico de estradas, terraplanagem, drenagem nas estradas, sinalização; em planejamento urbano, saneamento básico, zoneamento urbano; em fundamentos da mecânica dos solos: estruturas do solo, compactação, estabilidade de talude etc”, detalha.

“As aulas práticas possibilitam mais aprendizagem e também temos mais oportunidades de trocar conhecimentos com os colegas de sala”, destacam as estudantes Emanuela Silva e Luciana Ribeiro. “Mais interessante foi ter aprendido coisas novas (medições, nivelamentos, entre outros), a cumprir horário e fazer trabalhos em grupos”, pontuam Silva e Ribeiro. “É um curso muito bom e a área tem muitas oportunidades no mercado de trabalho”, finalizam. 

 










Onde estudar:



Curso técnico




- Edital do Processo Seletivo 2017 será lançado no 2o semestre (cursos técnicos) / Seleção para curso superior pelo Enem/Sisu

Fotografia: Acervo / Coordenação de curso

Nenhum comentário:

Postar um comentário