terça-feira, 30 de agosto de 2016

Contação de história: estudantes do IF Baiano interagem com crianças e professores da Rede Municipal de Ensino

Utilizar o lúdico, desenvolver a criatividade, gerar socialização, contribuir para o uso de técnicas e habilidades no processo de ensino aprendizagem através de histórias são objetivos do projeto “Contação de História como Recurso Lúdico Pedagógico”, coordenado pelo professor do IF Baiano – Campus Valença, Cássio Buscaratto.

Contar histórias é uma arte, por isto deve dar prazer para quem conta e para quem ouve. As histórias têm finalidade em si, contadas ou lidas, constituem sempre uma fonte de alegria e encantamento. É possível por meio de instrumentos educativos, deixar as crianças, imaginar, criar e envolver; desenvolvendo sua personalidade e construindo seu conhecimento”, afirmou o professor.


Os contadores de história são estudantes do IF Baiano, que visitam as escolas da Rede Municipal e núcleos de reforço escolar. Para eles, é uma oportunidade de vivenciar a prática docente para o público infantil. “Trabalho com música e com fantoches. prendi muito, dividir as coisas com os outros, aprendo mais a valorizar minha formação, buscando mais competência, empenho, dedicação, felicidade, sucesso. Me sinto muito alegre em participar do projeto”, disse a estudante do IF Baiano, Brenda dos Santos.

São utilizados jogos de criação e de percepção auditiva e visual, rodas de leitura, fantoche, dramatizações, mímicas, músicas, varal literário. “Através deste projeto tive a oportunidade de aprender mais sobre algumas técnicas de contar historias”, disse a estudante do IF Baiano, Deisiele Ramos. Em outubro, haverá uma oficina de capacitação para 60 educadores da cidade.

Para a pedagoga Antonieta Bispo, a experiência é enriquecedora, pois é um “estímulo a prática pedagógica. Com a iniciativa, é possível abrir oportunidades para o professor aprimorar aquilo que ele faz, oportunizando o contato com materiais acessíveis, ou seja, mais uma ferramenta e um instrumento que irão favorecer no meio escolar, o enriquecimento das experiências infantis, desenvolvendo a linguagem, ampliando vocabulário, formando o caráter, a confiança no bem e proporcionando a ela potencializar o seu imaginário”, afirmou.

Fotos: Cassio Buscaratto

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