sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Curso de tecnologia em gestão de turismo é ofertado pelo IF Baiano no Território Litoral Sul da Bahia



Aula prática de rappel e técnicas verticais na Chapada Diamantina
Espírito inovador e empreendedor, capacidade de gestão, criatividade, liderança, habilidade de trabalho em equipe, facilidade de adaptação a contextos novos, responsabilidade social e ética. Essas características estão entre as habilidades e as competências necessárias a muitos profissionais, certo? Para o coordenador do curso superior de tecnologia em gestão de turismo do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Uruçuca, Diogo Gomes, elas são os principais desafios para quem vai seguir nesse campo de atuação. 

O curso faz parte do eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer. Contempla a perspectiva da verticalização do ensino, visto que o campus oferece o curso técnico em guia de turismo integrado ao ensino médio, bem como para estudantes oriundos do extinto curso técnico em turismo e hotelaria, sem falar na demanda regional por qualificação profissional na área”, declara Gomes sobre o perfil da formação no Campus Uruçuca.

Aula prática de mise-en-place
Durante o curso, os estudantes possuem muitas práticas, segundo o coordenador. “Os alunos aprendem a elaborar e promover um evento; na disciplina de alimentos e bebidas, aprendem desde a análise sensorial, a produção de alimentos, as técnicas de serviços, a degustação de vinhos; em turismo e meio ambiente, todas as etapas de planejamento e manejo de visitantes em áreas naturais; em agenciamento, aprendem todo o planejamento e a elaboração de roteiros turísticos”, explica Gomes. Segundo a estudante do 1o semestre Jaciara Caldas, as visitas técnicas e os professores do curso têm gerado satisfação. “Há interdisciplinaridade. Nota-se que existem conexões entre uma disciplina e outra e, de modo geral, todas se relacionam”, pontua sobre o que considera mais interessante.

Aula prática de governança
Gomes fala que, para o futuro, os gestores de turismo podem atuam em meios de hospedagem, agenciamento, gastronomia, lazer, recreação, planejamento turístico, ecoturismo, transportes, eventos, entre outros. Para a estudante Caldas, “a área de turismo é muito abrangente”, afirma. O curso lhe dará “uma nova formação e profissão. Paralelamente, serão adquiridos novos conhecimentos, saberes e experiências”, destaca.



Sobre o curso (estrutura / visitas):



  • Laboratório de agenciamento de viagens (estrutura de escritório);
  • Laboratório de ecoturismo (reserva ecológica com trilhas interpretativas em uma área total de 18ha;
  • Laboratório de análise sensorial / Fábrica escola (práticas de alimentos e bebidas);
  • Visita técnica à Chapada Diamantina (aulas práticas de ecoturismo e esportes de aventura).



Por que escolheu o IF Baiano? “Primeiramente, porque o campus está situado na cidade onde resido (Uruçuca), o que facilita o acesso. Depois, porque os Institutos Federais, de modo geral, vêm recebendo um quadro de professores qualificados” 
- Jaciara Caldas, estudante do curso gestão em turismo -



Onde estudar:








- Seleção para curso superior pelo Enem/Sisu



Território Litoral Sul da Bahia


Fotografia: Diogo Gomes e Zé Henrique Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário