segunda-feira, 11 de julho de 2016

Reunião Anual da SBPC e a participação do IF Baiano

A 68a Reunião Anual da SBPC foi um momento especial para o Instituto Federal Baiano (IFBaiano) seja pela oportunidade de realizar a Oficina “Do Cacau ao Chocolate” do Campus Uruçuca, por exemplo, e pelo interesse de outras instituições de ensino e pesquisa, além de empresas, em realizar parcerias e fomentar a Ciência e a Tecnologia através de grupos de pesquisa. “A troca de experiência entre os estudantes e o número de trabalhos apresentados”, fala o pesquisador Ivan Pereira sobre o que mais marcou no evento.


Na oportunidade, a Oficina despertou o interesse de participantes, em especial cem pessoas que aprenderam sobre “a importância da cadeia de valor do cacau para a Bahia, o  valor nutricional do cacau e do chocolate, as frações do fruto e subprodutos do cacau,  as etapas do processo de obtenção das amêndoas de cacau, a obtenção dos derivados do cacau e as etapas de elaboração do chocolate”, explicou o professor Pereira. Pereira comentou também que os participantes falaram sobre a falta de informação referente ao novo conceito de “cacau fino” ou “cacau aromático” e “chocolate com elevadas concentrações de cacau”. “Com a dinâmica, foi possível concluir que o consumidor ainda tem preferência por chocolates com elevados teores de açúcar e menores concentrações de cacau”, disse.

A Oficina faz parte de um projeto que objetiva “difundir tecnologias para grupos produtivos dos estados produtores de cacau e divulgar a amêndoa e o chocolate da Bahia pelo Brasil, por meio de oficinas, cursos e treinamentos itinerantes, sobre processamento de amêndoas de cacau e elaboração do chocolate de qualidade superior com foco na agregação de valor e inserção desses produtos no mercado internacional de amêndoas e chocolates 'gourmet ou fino'”, destacou. Com público-alvo em estudantes de cursos técnicos e tecnológicos, produtores de cacau e empreendedores, o Projeto visa atender a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão em virtude da articulação diretamente com a comunidade, concluiu.

Participação do IF Baiano:
  • Quatro projetos dos Campi Catu e Uruçuca;
  • 40 resumos (apresentação em pôster) dos Campi Guanambi, Uruçuca, Governador Mangabeira, Teixeira de Freitas, Santa Inês, Itapetinga e Senhor do Bonfim;
  • Pesquisadores Paulo Sabioni, Joaquim Jr., Cayo Santana, Saulo Capim e Almenizio Jr.; 
  • Participação de 43 estudantes.

Equipe da Oficina “Do Cacau ao Chocolate”


Almenizio Jr. (técnico em alimentos)

Amanda Souza (estudante do curso técnico em alimentos)



Leia mais:





Fotografia: Setec/MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário