terça-feira, 31 de maio de 2016

IF Baiano promove oficinas de capacitação para editais de compras da Agricultura Familiar

Ação faz parte da política da instituição de apoio ao desenvolvimento da Agricultura Familiar e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 


Oficina realizada no Campus Valença 
Com o propósito de ampliar, qualificar e integrar os processos de compra de produtos alimentícios da Agricultura Familiar no território baiano, está sendo desenvolvido o Projeto "Apoio à Gestão Social, Inclusão Produtiva e Dinamização Econômica de Empreendimentos Coletivos da Agricultura Familiar". Uma das ações da iniciativa é a realização de oficinas de capacitação para os editais de compra voltadas para associações, cooperativas locais, dirigentes institucionais e gestores de compras institucionais.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Meio Ambiente: Professor fala sobre alternativas para problemas locais

O dia do Meio Ambiente, estabelecido pelas Nações Unidas, é comemorado no próximo domingo, 5 de junho. E o IF Baiano, que preza educação agroecológica, acredita que ações locais, através do Ensino, Pesquisa e Extensão podem propor alternativas para o desenvolvimento sustentável e consciente das comunidades localizadas no seu entorno, por meio de ações continuadas. 
 
Nesta entrevista, professor Cláudio Meira, do IF Baiano – CampusGuanambi, doutor em Biologia Vegetal, pela Universidade de Federal de Viçosa, fala sobre temas atuais relativos ao meio ambiente. Ele vem desenvolvendo pesquisas na área de botânica e educação ambiental, através do Grupo de Pesquisas Estresse Ambientais e Meio Ambiente. No Campus Guanambi, desenvolve um projeto de sensibilização da comunidade interna e externa, através da distribuição mudas de espécies comuns na Caatinga.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Agropecuária no IF Baiano: nove campi oferecem esse curso à comunidade

Turmas dos 1o e 3o semestres / Campus Uruçuca

Segundo semestre nas proximidades. Pensar em uma formação pode ser uma opção para cuidar do futuro

Em breve, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) abrirá processo seletivo para cursos técnicos nos Campi Uruçuca e Valença e, entre as opções, está o curso técnico em agropecuária na modalidade subsequente (dois anos).

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Servidor promove oficinas de violão e teatro no Campus Senhor do Bonfim

Atendendo a Lei nº 11.769/2008, que torna obrigatório o ensino de música nas escolas, o servidor Wagner Rosa, que também é cantor de MPB e música nordestina, instrumentista (violão e sanfona) e compositor, vem promovendo oficinas de violão e teatro no Campus Senhor do Bonfim. As aulas são direcionadas para os estudantes, mas há a proposta de estender as oficinas para servidores e comunidade local.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Conheça o aluno do Campus Santa Inês, eleito "Estudante Dez" pela ABZ

Residente do município de Ubaíra, o aluno do 10º Semestre do Curso de Bacharelado em Zootecnia do IF Baiano Campus Santa Inês, Lúcio Cunha Oliveira, 25 anos, não perde a chance de se envolver nas atividades propostas pelos professores, já estudou e trabalhou fora do país e acredita na Zootecnia como “um leque imenso de oportunidades”, o que torna o zootecnista um profissional relevante não só para o desenvolvimento da agropecuária, mas socioeconômico do país.

Escolhido como o Estudante 10 da Zootecnia Brasileira pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), o estudante Lúcio Cunha Oliveira conta, em entrevista ao Blog Bem Baiano, como dedicação, acreditar no que faz e ter a capacidade de identificar e aproveitar oportunidades podem resultar em reconhecimento e motivação para seus pares.

Estudantes do IF Baiano falam sobre a expectativa de conduzir a tocha olímpica

Símbolo dos jogos, a tocha olímpica representa a paz, união e amizade. Através dela, a chama é passada de um condutor para outro até o acendimento da pira na cerimônia de abertura, em 5 de
agosto, no Rio de Janeiro. Na Bahia, o revezamento inicia em Teixeira de Freitas, nesta quinta-feira (19), e finaliza em 27 de maio, percorrendo 27 cidades baianas.

E o IF Baiano não poderia ficar de fora desse momento tão simbólico. Estudantes e servidores foram selecionados para conduzir a tocha olímpica nas cidades de Teixeira de Freitas (19 de maio), Itapetinga (20 de maio) e Valença (22 de maio)
 
Nesta entrevista, os estudantes Hellen Silva, do curso Técnico em Agropecuária, Campus Itapetinga, e Ian de Sousa, do curso Técnico em Agroecologia, Campus Valença, falam sobre a expectativa e a surpresa de terem sidos selecionados para conduzir a tocha olímpica.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Sabões aromatizados estão entre os resultados de projeto com resíduo de óleo de cozinha

Obtenção do óleo essencial de cravo da índia
 
No Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Valença, o professor Miquéias Almeida observou uma questão do cotidiano: como melhorar o descarte de resíduos do óleo de cozinha? Então, passou à prática do projeto “Extração de óleos essenciais e produção de sabões aromatizados a partir do resíduo de óleo de cozinha utilizado em frituras”.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Pesquisa e Extensão no Sertão Produtivo para fortalecer o semiárido


Ainda, em 2014, durante a Chamada Pública para Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial, a pesquisadora Felizarda Viana do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Guanambi apresentou uma proposta para um Território de Identidade com o projeto “Núcleo de Pesquisa e Extensão do Território Sertão Produtivo: fortalecendo o semiárido”. 


terça-feira, 10 de maio de 2016

Educomunicação no ensino de Ciências: projeto contribui com escola municipal de Alagoinhas

A conclusão de um curso sempre é um desafio e uma oportunidade para estudantes
explorarem as temáticas relacionadas à vivência pessoal e/ou profissional. No caso de Maíra Regina Cardoso, estudante da especialização em educação científica e popularização das ciências no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Catu, o interesse pelo tema surgiu ainda na época de estágio de seu curso técnico em meio ambiente realizado em uma Organização Não-Governamental (ONG) no município de Alagoinhas.

Para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Catu, ela escolheu essa experiência em Alagoinhas no qual desenvolveu atividades relacionadas à educação ambiental, tais como palestras para sensibilização de estudantes do ensino fundamental I de escolas públicas e particulares da cidade. Em 2015, ela e outros estagiários levaram informações sobre o uso consciente da água, as histórias de lagoas e rios da região, a manutenção de uma horta escolar e a confecção de um jornal. 

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Dia das Mães: Estudantes do IF Baiano compartilham suas vivências enquanto mães e alunas

A vida é feita de etapas, mas o seu curso é imprevisível”. Essa é uma frase do senso comum que você provavelmente já escutou por aí. É comum que na vida de muitas mulheres essas etapas sejam marcadas pelo, estudo, carreira profissional, casamento, maternidade e assim por diante. No entanto, nem sempre essas etapas vêm na sequência programada. Muitas vezes, elas aparecem juntas, trazendo maiores desafios.

Enquanto, na maioria dos casos, a maternidade acontece enquanto a mulher está vivenciando a carreira profissional, em outros casos, ela se antecipa, por motivos planejados ou não. É o que acontece, por exemplo, na vida de quem precisa se dividir entre os compromissos da maternidade com os estudos. Nessa hora, como percorrer os de forma plena, sem que uma prejudique a outra? 

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Professores do IF Baiano são coautores de livro da Embrapa sobre a cultura da banana

Foto: Divulgação Embrapa
Os professores do Instituto Federal Baiano Alisson Jadavi Pereira da Silva, Alessandro de Magalhães Arantes, Sérgio Luiz Rodrigues Donato e Eugênio Ferreira Coelho, docentes permanentes do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido, e também o professor Pedro Ricardo Rocha Marques estão entre os autores que contribuíram com seus estudos para o livro O Agronegócio da Banana, lançado em março desse ano.

A publicação é da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e contempla 23 capítulos, elaborados por pesquisadores de 16 instituições: Embrapa, Epamig, Epagri, Instituto de Economia Agrícola (IEA), IFBaiano, Universidad Del Valle, UFES, UFLA, UFPR, UFRB, UFSC, UFSCAR, UFV, UnB, Unesp e USP (CENA).