A
conclusão de um curso sempre é um desafio e uma oportunidade para
estudantes
explorarem as temáticas relacionadas à vivência pessoal e/ou profissional. No caso de Maíra Regina Cardoso, estudante da especialização em educação científica e popularização das ciências no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Catu, o interesse pelo tema surgiu ainda na época de estágio de seu curso técnico em meio ambiente realizado em uma Organização Não-Governamental (ONG) no município de Alagoinhas.
explorarem as temáticas relacionadas à vivência pessoal e/ou profissional. No caso de Maíra Regina Cardoso, estudante da especialização em educação científica e popularização das ciências no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Catu, o interesse pelo tema surgiu ainda na época de estágio de seu curso técnico em meio ambiente realizado em uma Organização Não-Governamental (ONG) no município de Alagoinhas.
Para
seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Catu, ela escolheu essa
experiência em Alagoinhas no qual desenvolveu atividades
relacionadas à educação ambiental, tais como palestras para
sensibilização de estudantes do ensino fundamental I de escolas
públicas e particulares da cidade. Em 2015, ela e outros estagiários
levaram informações sobre o
uso consciente da água, as histórias de lagoas e rios da região, a
manutenção de uma horta escolar e a confecção de um jornal.
Sob orientação da professora Elielma Fernandes (Campus Valença), Maíra elaborou o projeto “A aplicação da educomunicação no ensino de ciências e sua contribuição na produção do conhecimento na escola municipal Alagoinhas IV de Alagoinhas, Bahia” com os objetivos de identificar as técnicas de educomunicação, avaliar o Projeto Ecokids como prática educomunicativa e demonstrar a contribuição da educomunicação no processo ensino-aprendizagem de Ciências.
Sob orientação da professora Elielma Fernandes (Campus Valença), Maíra elaborou o projeto “A aplicação da educomunicação no ensino de ciências e sua contribuição na produção do conhecimento na escola municipal Alagoinhas IV de Alagoinhas, Bahia” com os objetivos de identificar as técnicas de educomunicação, avaliar o Projeto Ecokids como prática educomunicativa e demonstrar a contribuição da educomunicação no processo ensino-aprendizagem de Ciências.
Segundo
a estudante Cardoso, “os
alunos que foram submetidos ao processo de ensino ao qual o educador
utilizou ferramentas educomunicativas se mostraram capazes de
conquistar saberes construídos historicamente, ao longo da sua
formação, de forma a promover o diálogo entre eles. O diálogo
torna-se assim instrumento dessa interação, valorizando os sujeitos
e suas diferentes concepções de mundo”, pontuou ao responder
sobre os resultados alcançados.
Quanto
ao impacto do projeto, ela explicou que o estudo buscou “destacar a
necessidade da aplicação de metodologias que busquem as informações
fundamentais para que se alcance a aprendizagem”, falou. Além
disso, “ o uso das ferramentas educomunicativas ao longo do projeto
EcoKids pode demonstrar as contribuições significativas no
desenvolvimento pedagógico e social dos alunos envolvidos”, frisou
Cardoso.
Maíra
espera que “ferramentas educomunicativas sejam utilizadas com maior
frequência e se estendam a mais escolas para que se possam alcançar
significativos êxitos no processo de construção do conhecimento
como também na divulgação de um novo conhecimento, através do uso
de conteúdos que se relacionam com a vida diária e à experiência
do aluno, estabelecendo assim novas compreensões do mundo, suas
relações e necessidades sociais”, concluiu.
“A
educação
ambiental
é um processo pedagógico de cidadania e responsabilidade sobre o
meio ambiente. Incluí-la como metodologia para o ensino e a
aprendizagem é essencial para a percepção dos diversos contextos
que envolvem a participação cidadã na preservação do meio em que
se vive”
-
Elielma Fernandes, orientadora -
“A
educomunicação é uma estratégia de pensar, agir e refletir
nosso
compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio, que
deve ser
utilizada desde as séries iniciais, sendo fundamental na
consolidação de uma educação para a vida”
-
Elielma Fernandes, orientadora -
Imagem: I Jornal produzido pelos alunos do 5º ano da Escola Alagoinhas IV
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