quinta-feira, 24 de abril de 2014

Campus Senhor do Bonfim aponta alternativas para conviver com o semiárido

Convivência com o semiárido: este é o foco das atividades em Senhor do Bonfim. Desde 2010, o Campus vem desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão a fim de propor alternativas para famílias de baixa renda do semiárido baiano.

Neste ano, o projeto Sistemas produtivos com irrigação de baixo custo e com uso eficiente de água para agricultores de base familiar em assentamentos do semiárido”, liderado pelo pesquisador Eugênio Coelho, da Embrapa e pelo professor Alisson Jadavi, do IF Baiano, recebeu o Prêmio Mandacaru II, cujo tema foi “Água, Participação e Soberania Alimentar”.

O projeto, em parceira com a Embrapa, trata de questões técnico-científicas relacionadas à captação de água da chuva e “ocorre com participação dos agricultores de base familiar, o que permite considerar e potencializar as características locais nas suas dimensões econômica, social e ambiental”, esclarece o professor. (Saiba mais sobre o projeto)

De acordo com Jadavi, são realizadas investigações a respeito de tolerância de culturas ao déficit hídrico, adequação de sistemas de irrigação e comparação entre tecnologias de captação de água da chuva. Com o apoio financeiro recebido pela premiação (R$ 150 mil), o trabalho terá continuidade com a ampliação das áreas experimentais.

Especialização - O Campus oferece o curso de especialização em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos, cujas inscrições estarão abertas até o dia 06 de maio.

Para o coordenador de difusão da Pró-Reitoria de Extensão e professor do curso de especialização, Aurélio Carvalho, o curso promove o acesso a capacitação a pessoas distantes das capitais e grandes centros urbanos, “favorecendo a discussão e a produção científica com abordagens de problemáticas locais”. Já a professora Delka Batista diz que "considerando que o público que tem procurado a pós se estende por vários estados da Federação, torna a região com mais possibilidades de desenvolvimento das diversas esferas".

O coordenador da pós-graduação no Campus Senhor do Bonfim, Márcio Rios, diz que a proposta é que através do curso, sejam viabilizadas mudanças de hábitos, valores e atitudes acerca do tripé “homem-água-semiárido”. O público-alvo da especialização são os professores licenciados, que podem atuar como extensionistas na orientação de projetos com foco na sustentabilidade e convivência com o semiárido.

Fotos: Campus Senhor do Bonfim/ Alisson Jadavi 

Confira publicações sobre o tema:





Nenhum comentário:

Postar um comentário