terça-feira, 29 de abril de 2014

Projeto resgata literatura popular do Vale do Jiquiriçá

Com um projeto que visa valorizar a literatura oral do território do Vale do Jiquiriçá, o professor Antonio Brito, do Campus Santa Inês, vem promovendo encontros entre estudantes e poetas orais da região. O projeto “Poetas Populares: vozes vivas da Vale” resgata a memória coletiva regional através da articulação das vozes poéticas.

O professor Brito conta que o projeto existe há cerca de 14 anos. Através da disciplina de literatura, eram feitas pesquisas sobre os escritores do Vale. “Nessas pesquisas, descobrimos que havia muitos poetas orais e de cordel”, afirma.

O professor e os estudantes Hermann Almeida, do curso Técnico em Alimentos, e Emanuelle Rocha, do curso Técnico em Agropecuária, desenvolvem estudos bibliográficos e biográficos dos escritores, além de acompanhamento de alguns poetas orais em uma de suas performances na zona rual de Jaguaquara. “O Vale é muito rico nas expressões culturais das poeticidades da voz”, afirma o professor.

Através do projeto, eles realizaram visitas à residências dos poetas, fizeram entrevistas e compuseram livretos. Além disso, puderam observar as performances poéticas. “Momentos em que poetas e público se encontravam no calor da voz e dos corpos dramatizados”, avalia Brito.

Com todo o trabalho de pesquisa, a equipe proporcionou apresentações nas escolas públicas de nível Médio com performances de poetas e lançamento dos livretos. “Acreditamos ser uma forma de intercâmbio cultural, de incentivo, de fermentação a movimentos no Instituto. Esse trabalho ajuda a reafirmar uma tendência da pós-modernidade: o retorno da voz e do gesto”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário