segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Estudantes do Campus Valença apresentam projeto na Mostratec 2014



Boas ideias devem ser socializadas, certo? Com esse pensamento, a Comissão Organizadora da Mostratec (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia / Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) selecionou, entre os projetos para o evento de 2014, “Sala Verde: um espaço sustentável, movido a energia limpa e renovável", coordenado pelo professor Igor Oliveira (IF Baiano – Campus Valença).

 

O projeto, que existe desde o ano passado, surge da demanda da própria sociedade, segundo o professor. “A sociedade atual é cada vez mais dependente dos avanços tecnológicos, do uso da energia elétrica e do petróleo”, afirmou Oliveira. São diversos impactos: “grande parte da energia usada para suprir essas demandas vem de fontes 'sujas' e não renováveis”, complementou. 
 
Pela proposta, implementa-se e gere-se um sistema para suprir as demandas de consumo de energia elétrica de uma sala de aula e, consequentemente, promover educação ambiental a partir da utilização de fontes renováveis de energia em um espaço pedagógico. “Buscamos inserir a comunidade escolar, seleiro de lideranças políticas e científicas, nessa discussão”, reforçou Igor. 
 
Sobre o envolvimento no projeto, os estudantes Hector Bispo de Mello e Joab Brito de Oliveira pontuaram dois pontos como interessantes: suprir parcialmente a demanda de energia da sala de aula e prestar cidadania. “Vai fazer com que os alunos possam refletir sobre o uso sustentável desse recurso natural, ampliando a reflexão sobre o uso do mesmo, levando todos a pensar em estratégias visando o uso racional de tal recurso”, destacaram. 
 
A partir da participação no evento, Hector e Joab afirmaram sobre a oportunidade de troca de experiências, além do compartilhamento de informações. “A participação em eventos como este enriquece o nosso conhecimento e nosso saber em diversas áreas de atuação, além de proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, estimulando ainda mais o desenvolvimento do pensamento científico”, destacaram.


Mostratec2014 Feira de Ciência e Tecnologia que se destina à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico. 
 
Ela promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.
Saiba mais sobre a Sala Verde:

Jornalismo/IF Baiano - O que o projeto muda em termos práticos o cotidiano das pessoas a quem ele se destina?

Professor Igor Oliveira - O presente trabalho, além de apresentar uma proposta de utilização de uma fonte de energia limpa e renovável, propondo uma alternativa simples e viável à energia elétrica "gerada" de forma convencional, consolida uma efetiva intervenção nos hábitos de consumo de energia da comunidade escolar, uma vez que a partir do momento que esta é responsável por "produzir" a energia que irá consumir, esta deverá pensar em estratégias visando o uso racional de tal recurso.

Jornalismo/IF Baiano - Há interação/intervenção com a comunidade local?

Professor Igor Oliveira - Sim! A comunidade escolar será usuária do espaço adaptado e alvo da coleta e da análise de dados. Além dos usuários diretos da sala, cerca de 30 alunos, será envolvida indiretamente toda a comunidade do campus, cerca 450 alunos e 80 servidores. Além disso, as oficinas realizadas nas escolas da rede pública municipal e estadual irão envolver dezenas de estudantes.

Jornalismo/IF Baiano - O que vocês já alcançaram com o projeto?

Professor Igor Oliveira - Até o momento, realizamos o dimensionamento do sistema, algumas oficinas junto à rede pública escolar e elaboramos as ferramentas de coleta e análise de dados. Além disso, recentemente o projeto foi apresentado na Mostratec 2014, evento científico internacional que conta com a participação de trabalhos de todo o mundo. Cabe salientar que a Mostratec é um dos eventos mais significativos na área de ciência e engenharia.

Fotos: Acervo pessoal de estudantes


Nenhum comentário:

Postar um comentário