quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Estímulo e incentivo ao desenvolvimento da pesquisa institucional



Recentemente, saiu o resultado do Edital Universal do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e motivo de muitas alegrias para pesquisadores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) pela aprovação de quatro projetos.

Prof. Leandro Peixouto
No Programa de melhoramento genético da mamoneira para o semiárido baiano”, o pesquisador Leandro Peixouto conta que a proposta é “gerar genótipos superiores aos encontrados no mercado de sementes, agregando produtividade, resistência a pragas e doenças, adaptabilidade e estabilidade às diversas áreas que compreendem o semiárido”, explica. Com o melhoramento, haverá “seleção e avaliação de materiais produtivos e adaptados às condições climáticas da região”, reforça.


Leandro complementa que o projeto pretende aumentar produtividade, teor de óleo na semente e arquitetura da planta (altura e inserção dos racemos), além disso terá como contribuição o “treinamento de alunos de graduação do curso de engenharia agronômica no uso dos métodos de melhoramento, experimentação agrícola e análises estatísticas”, explica.

Com o recurso disponibilizado, será possível construir uma casa de vegetação para os cruzamentos das plantas e a obtenção do material genético e também para a compra de reagentes e materiais necessários à condução dos experimentos. “O projeto aprovado tem duração de três anos, sendo que a cada ano será conduzido 2,6 ciclos da cultura, selecionados os genótipos que apresentem as características desejadas para formar o próximo ensaio”, afirma o pesquisador.

Profa Suane Cardoso
Já o projeto Controle genético e alternativo de Xanthomonas axonopodis pv. manihotis agente causal da bacteriose da mandioca” (continuidade de uma pesquisa em andamento) objetiva "objetiva avaliar a resistência de genótipos de mandioca a Xaxonopodis pv. manihotis nas condições agroecológicas do sudoeste baiano e as suas características agronômicas e ainda identificar estratégias alternativas de controle como, por exemplo, o uso de extratos vegetais", explica a pesquisadora Suane Coutinho. Por isso, segundo Coutinho, o recurso (a ser utilizado no período de dois anos) é imprescindível para “a condução do experimento como aquisição de sistema de irrigação, fertilizantes, reagentes, equipamentos, utensílios de laboratório, treinamento de estagiários”, afirma.
Prof. José Rodrigues

No projeto Definição de limites ecológicos e ambientais para o uso recreacional de praia arenosas utilizando o Sistema de Modelagem Costeira (SMC)”, serão indicados limites e condições de uso para as praias do município de Mata de São João a partir de sua capacidade de carga e de suas condições ecológicas e ambientais, fala o pesquisador José Rodrigues. Serão avaliadas as condições de balneabilidade e a qualidade ambiental dos sedimentos e a capacidade de acomodação e nível de uso ideal das praias”, explica.

“A ecologia das praias será avaliada através da análise de composição, diversidade, abundância e equitabilidade das comunidades macrobentônicas”, complementa. Segundo Rodrigues, “os resultados serão discutidos na tentativa de entender a influência dos processos de uso e ocupação do litoral na ecologia das praias estudadas”, diz. “Acredita-se que o entendimento das condições morfodinâmicas, ambientais e ecológicas das praias estudadas, com o auxílio do SMC, resultará em ferramentas para a gestão litorânea a fim de evitar o comprometimento de seus recursos naturais, ecológicos e paisagísticos”, declara.

Com duração de dois anos, o projeto será viabilizado pela aquisição de equipamentos, além da realização das atividades de campo e laboratório. “Contribuindo de forma direta para iniciação científica de estudantes da UFBA e do IF Baiano vinculados ao projeto”, conclui o pesquisador José. 

Contexto para a necessidade do projeto “Programa de melhoramento genético da mamoneira para o semiárido baiano”: A mamoneira, com o incentivo do governo federal devido a ser uma das fontes de matéria-prima para a produção do biodiesel, passa a representar uma nova alternativa na geração de renda para o sertanejo.
No semiárido, estão disponíveis, hoje, três cultivares: BRS 149 (Nordestina) em 1998; Paraguaçu em 1999 e BRS Energia em 2007. Com as cultivares encontradas no mercado com produção média de 800kg/ha (para ser rentável, esta cultura deve apresentar produtividade acima de 1500kg/ha), o agricultor vai optar por outras alternativas mais rentáveis. 
Participantes do projeto: Alexsandro dos Santos Brito, Suane Cardoso Coutinho, Leandro Gonçalves dos Santos, Yslai Silva Peixouto, Milton Ricardo Silveira Brandão, Gisella Martha Silva Simões dos Santos e Elcivan Pereira Oliveira. 
Grupo de Pesquisa: Manejo dos Sistemas Agrícolas na Região Semiárida. Pesquisadores: Alexsandro dos Santos Brito, Aurélio José Antunes de Carvalho, Charles Leonel Galvão Sanches, Felizarda Viana Bebé, Gessionei da Silva Santana, Jairo Costa Fernandes, Leandro Gonçalves dos Santos, Leandro Santos Peixouto, Moisés Santiago Ribeiro e Suane Coutinho Cardoso. 

Contexto para a necessidade do projeto Controle genético e alternativo de Xanthomonas Axonopodis pv. manihotis agente causal da bacteriose da mandioca”: A bacteriose, causada pela bactéria Xanthomonas axonopodis pv. manihotis (Xam), é considerada a principal doença da cultura da mandioca e causa perdas de produção que variam de 10% a 100% (a depender da severidade do ataque, do grau de suscetibilidade, do ciclo das cultivares locais, das condições climáticas do município e do sistema de produção).
Na região de Guanambi, a doença se encontra de forma endêmica e causa prejuízos aos agricultores que, em anos de muita chuva, chegam a ter 100% de perdas. Como existe apenas uma variedade resistente à essa doença cultivada na região, isso é considerado uma prática muito arriscada, pois podem surgir perdas de resistência ao longo do tempo e novos isolados mais virulentos da bactéria Xam.
Para prevenir contratempos, a busca de novas variedades resistentes à bactéria e o estudo de possibilidades de controle alternativo da doença são necessários.
Parceria: IF Baiano com a Embrapa Mandioca e Fruticultura. Coordenação: Dr. Saulo Alves Santos Oliveira (Embrapa/CNPMF) e Dr. Eder Jorge de Oliveira (Embrapa/CNPMF).

Contexto para a necessidade do projeto Definição de limites ecológicos e ambientais para o uso recreacional de praia arenosas utilizando o Sistema de Modelagem Costeira (SMC)”: Os impactos e os conflitos gerados pelo uso intenso do litoral podem comprometer a qualidade ecológica, a atratividade recreacional e, consequentemente, a provisão de serviços ecossistêmicos. Assim, estimativa de limites, possibilidades e restrições de uso para balizar ações e programas são importantes por visarem o uso responsável do litoral. 
Grupo de pesquisa: Paranoá Estudos Interdisciplinares sobre o Litoral Baiano - IF Baiano/CNPq (José Rodrigues de Souza Filho e Joana Fidelis da Paixão). 

Projetos aprovados do IF Baiano Campus Guanambi / Reitoria: 
1) Programa de melhoramento genético da mamoneira para o semiárido baiano (edital universal do CNPq – faixa A): pesquisadores Leandro Santos Peixouto, Leandro Gonçalves dos Santos, Alexsandro dos Santos Brito e Suane Coutinho Cardoso;
2) Controle genético e alternativo de Xanthomonas Axonopodis pv. manihotis agente causal da bacteriose da mandioca (edital universal do CNPq - faixa A): pesquisadores Suane Coutinho Cardoso, Saulo Alves Santos de Oliveira (Embrapa/CNPMF) e Eder Jorge de Oliveira (Embrapa);
3) Balanço de água em solo coeso de tabuleiro costeiro cultivado com laranja 'pêra' em diferentes porta-enxertos em dois sistemas de implantação do pomar (edital universal do CNPq – faixa C: pesquisadores Alexsandro dos Santos Brito, Luciano da Silva Souza (UFRB), Joelito de Oliveira Rezende (UFRB), Vital Pedro da Silva Paz (UFRB), Francisco Adriano de Carvalho Pereira (UFRB); Laércio Duarte Souza (Embrapa) e Paulo Leonel Libardi (USP); 
4) Definição de limites ecológicos e ambientais para o uso recreacional de praia arenosas utilizando o sistema de modelagem costeira (SMC) (edital universal do CNPq): pesquisadores José Rodrigues de Souza Filho, Alina Sá Nunes, Jacqueline Lopes de Souza, Taís Kalil Rodrigues (UFS), Iracema Reimão Silva (UFBA), Anderson Abbehusen Freire de Carvalho (UCSal) e Junia Kecenelenbogen Guimarães (UFBA). 

Foto de Leandro Peixouto: Mary Guimarães
Foto de José Rodrigues: Ana Luzia Rodrigues











Nenhum comentário:

Postar um comentário