segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Projeto visa promover melhoria da citricultura baiana

Com um projeto aprovado pelo Edital Universal do CNPq, o professor do IF Baiano, Alexsandro Brito, participa de pesquisa que visa analisar o sistema de produção da citricultura baiana. “Existe a necessidade de uma avaliação que englobe o sistema solo-planta-atmosfera, observando os processos de entrada e saída da água do solo, as interações copa/porta-enxertos mais tolerantes às adversidades do ambiente edafoclimático, otimização das fertilizações e potencialidades de poluição do lençol freático”, disse Alexsandro Brito.

O professor esclarece que a Bahia é o segundo maior produtor de citros no Brasil. A citricultura baiana requer um tratamento específico do solo, especialmente no período seco. “A resistência do solo à penetração radicular é função do conteúdo de água e, como nas principais regiões baianas, produtoras de citros, existe um período de praticamente cinco meses de seca, o fator de produção água atinge as plantas tanto pela influência na nutrição mineral, como também pela questão física do solo”, disse.

Ele acrescenta que as pesquisas desenvolvidas junto à citricultura baiana,  lideradas pelo professor Joelito Rezende da UFRB, tem se dedicado à implementação de um novo sistema de manejo da cultura, com a semeadura do porta-enxerto no local definitivo, o que possibilita uma exploração mais efetiva do solo e reduz o custo de implantação de novos pomares, pela dispensa da prática da subsolagem, com alto custo. “Com esse projeto, partiremos para mais uma etapa na avaliação dos sistemas de implantação do pomar e do manejo do solo e da planta, englobando os processos dinâmicos que envolve o sistema solo-água-planta-atmosfera”, disse.

O projeto “Balanço de água em solo coeso de tabuleiro costeiro cultivado com laraja 'pêra' em diferentes porta-enxertos, em dois sistemas de implantação do pomar” visa caracterizar os processo de balanço de água no solo e definir as combinações de laranja pêra mais adequados as condições da região do Litoral Norte da Bahia. Fazem parte do projeto pesquisadores da UFRB, USP e da Embrapa Mandioca e Fruticultura e Fazenda Lagoa do Coco.

Equipe executora: Luciano da Silva Souza (UFRB) - coordendador do proejto; Joelito de Oliveira Rezende (UFRB);Alexsandro dos Santos Brito (IF Baiano); Vital Pedro da Silva Paz (UFRB); Francisco Adriano de Carvalho Pereira (UFRB); Laércio Duarte Souza (Embrapa Mandioca e Fruticultura ); Paulo Leonel Libardi (USP); Karla Silva Santos (UFRB); Fabio Farias Amorim ( UFRB); Polianna dos Santos de Farias ( UFRB); Rita Terezinha Lopes da Mota Passos (UFRB) e Roberto Toyohiro Shibata (Fazenda Lagoa do Coco).

Grupo de pesquisa no IF Baiano/ Campus Guanambi: “Manejo dos sistemas agrícolas na Região Semiárida”

Fotos: Alexsandro Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário