terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Professores falam sobre o primeiro mestrado do IF Baiano

Aprovado pela Capes, o IF Baiano oferecerá o Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido. Serão duas linhas de pesquisa: Agricultura Irrigada e Agricultura de Sequeiro. O IF Baiano será a primeira instituição de Ensino a oferecer mestrado na região de Guanambi com quadro docente próprio.

O curso visa desenvolver competências através da avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas que limitam a produção vegetal no semiárido, capacitando profissionais para prática avançada e transformadora de procedimentos e processos, por meio da incorporação de método científico, estudos e técnicas.
Nesta entrevista, o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IF Baiano, Delfran Batista, fala a respeito do curso:


Bem Baiano – Qual a importância do “Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido"?

Delfran - A criação desse curso irá colaborar com a oferta e interiorização da pós-graduação no estado da Bahia e potencializar a pesquisa no âmbito do IF Baiano. O curso possui caráter inovador na criação de produtos e processos com foco na produção vegetal no semiárido. Espera-se que o egresso desse curso seja capaz de resolver problemas que limitam a produção vegetal, seja para proteção dos pequenos produtores familiares, seja para o agronegócio.

Bem Baiano – Como será o curso?

Delfran - A alternância no mestrado irá funcionar da seguinte forma: o aluno terá aulas condensadas durante um período (módulos) e depois retorna para desenvolver a sua atividade profissional na empresa em que trabalha. A maioria das aulas será ministrada em Guanambi, mas é possível também que aulas práticas e teóricas sejam ministradas fora do Campus.

Bem Baiano – Por que ofertar um mestrado profissional nessa área?

Delfran - A escolha foi em função do atendimento a verticalização do ensino nesse Instituto, bem como, para cumprir com a missão para o qual ele foi criado. Associado a isso, levamos em consideração os arranjos produtivos locais e a vocação regional. Temos um expressivo número de profissionais qualificados e com produção acadêmica relevante, além de já dispor de parcerias consolidadas com outras instituições de pesquisa.

Bem Baiano – O IF Baiano tem outros processos de mestrado em andamento?

Delfran - Atualmente, não temos nenhum processo em tramitação na Capes; entretanto, existe um estudo e diálogo com a comunidade acadêmica dos campi na perspectiva de implantação de, pelo menos, três cursos de Mestrado Profissional, até o ano de 2018.

Bem Baiano - Após essa etapa de aprovação pela Capes, quais são os próximos passos?

Delfran - O próximo passo é reunir com o colegiado de curso para delinear e organizar o processo seletivo e de outras demandas pertinentes a pós-graduação, a exemplo de infraestrutura para realização do curso. Nessa primeira turma, serão ofertadas 10 vagas. O nosso curso será destinado para o público externo e também para a comunidade acadêmica do IF Baiano (egressos) e profissionais (TAE e docentes) do Instituto. O percentual destinado aos profissionais do IF Baiano será discutido e aprovado em reunião no colegiado do curso.


Bem Baiano – Qual é a emoção em conseguir a aprovação do primeiro mestrado no IF Baiano?

Delfran - O sonho em ofertar o mestrado no IF Baiano tem origem há muito tempo. Transformar sonhos e potenciais que se encontravam latentes em realidades, para mim, é muito gratificante, pois retrata a história e a perseverança de profissionais do Instituto Federal Baiano que sempre acreditaram e prezaram pela qualidade do ensino no Instituto. Nesta proposta, foram envolvidos diretamente dezenove professores (dez permanentes e nove colaboradores, do IF Baiano e da Embrapa).

Confira também o Chat Bem Baiano com professor Sergio Donato, do Campus Guanambi:



Nenhum comentário:

Postar um comentário