sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Centro de Vocação Tecnológica do IF Baiano focará em Agroecologia e Produção no Semiárido

Contemplado pela chamada 81/2013 do CNPq, o IF Baiano terá Centro de Vocação Tecnológica (CVT) voltado para área de Agroecologia e Produção Orgânica no Semiárido.Pretende-se com a implantação e consolidação do CVT, no IF Baiano, a disponibilização de tecnologias socialmente apropriadas e, consequentemente, iniciar o processo de transição dos sistemas convencionais de produção para os sistemas agroecológicos, aliada à capacitação das comunidades rurais”, disse o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Delfran Batista.


De acordo com Delfran, o CVT aturá com pesquisa, ensino e extensão de forma indissociável. “A participação ativa dos professores e alunos bem como o envolvimento com a comunidade externa (agricultores/as), segue as premissas da pesquisa-ação, onde as demandas partem da própria comunidade. O aprendizado se faz através da troca de experiências entre agricultores/as e a comunidade acadêmica”, esclarece.

A primeira etapa do projeto consiste na estruturação do Centro com a aquisição de equipamentos e da implementação do circuito de tecnologias sociais voltadas para o semiárido, tais como cisternas de produção e de placas, canteiros produtivos, tanques de pedra, barragem subterrânea, silos, fogão solar, biodigestores, roda d’água, energia eólica e solar, sistemas de tratamento alternativos de água. Delfran explica que esta infraestrutura servirá de laboratórios práticos para capacitar estudantes, técnicos e agricultores.

A próxima etapa é a capacitação e intercâmbios com as comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. “A capacitação será realizada por meio do intercâmbio e troca de experiências entre essas comunidades e através da assistência técnica contínua a essas comunidades”, disse Delfran. 

Fotos: Arquivo pessoal de Delfran Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário