sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Campus Itapeginga promove eventos sobre consciência negra

Desde 2011, professores e estudantes do Campus Itapetinga vem promovendo ações como palestras, oficinas e seminários, em torno da temática afro e indígena. Neste ano, em razão do Novembro Negro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), do Campus Itapetinga, realizou o seminário “Brasil: (Cons)ciência Negra”.

A escolha do tema parte do desejo de divulgar a cultura afro, sem folclorizá-la e ao mesmo tempo divulgar o legado científico deixado pelos diversos povos africanos e omitidos pela história europeizada”, disse a coordenadora do Neabi, Izanete Souza.


Um dos destaques da programação, foi lançamento do documentário “Oralidade e Memória: Quilombo da Pedra”, produzido pelo Núcleo. Para a professora, Saionara Santos, que palestrou no evento “a fala trouxe à tona um repensar das heranças trazidas pelos africanos, indígenas e europeus e as formas como foram assimiladas e ressignificadas pelos brasileiros, construindo uma multi identidade nacional. Assuntos que antes não eram cogitados, passam a ser pauta de discussão”.


Além de ouvintes, os estudantes participaram da exposição artísticas e de oficinas, como dança,penteado, percussão, artesanato, entre outras. “Foi um evento de grande reflexão e aprendizagem. Passamos a perceber a importância que a cultura afro exerce em nosso cotidiano e em nossa sociedade”, afirmou a estudante do Técnico em Agropecuária, Adriane Peruna. “Almejamos que o Seminário seja realizado a cada 2 anos, intercalado por workshop”, disse a coordenadora do Neabi, Izanete Souza.

Entendi que ainda existem várias coisas no meu cotidiano que deveriam ser mudadas". - Adriana Peruna, estudante do curso Técnico em Agropecuária -

Assuntos que antes não eram cogitados, passam a ser pauta de discussão, trazendo um repensar de ações e reações sociais cotidianas”. - Saionara Santos, professora -

Fotos: Campus Itapetinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário